Experiências antropológicas e educativas com estudantes idosos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p50Resumo
A antropologia procura mostrar que categorias e modos de ser que nos são familiares e que nos parecem naturais e evidentes são resultados de processos socioculturais, e que seus significados diferem entre grupos sociais, sofrendo transformações ao longo do tempo. Este artigo esboça um breve estudo sobre essas modificações conceituais e sociais, com o objetivo de demonstrar as rupturas sofridas nos processos de envelhecimento, dado a variabilidade e heterogeneidade das relações familiares e dos modos de viver as velhices no Ocidente. A metodologia utilizada foram as observações participantes e análises da experiência da autora enquanto professora de antropologia em um programa de universidade aberta para terceira idade em 2012.1. Os resultados obtidos foram a percepção de como os doze estudantes idosos experienciaram os conteúdos da disciplina a partir de suas próprias vivências e do processo ensino-aprendizagem obtido a partir das sociabilidades e da solidariedade “no tecer junto” conforme Morin (1997).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.