Projeto de extensão “lendo e escrevendo na casa lar”

Autores

  • Terezinha Corrêa Lindino UNIOESTE
  • Rita Maria Decarli Bottega UNIOESTE
  • Verônica Pereira Coutinho Constanty UNIOESTE
  • Alessandra Venâncio Justino UNIOESTE
  • Aline Luane Fantinel UNIOESTE
  • Amanda Perin Nonose UNIOESTE
  • Andréia Carla Bach Kunzler UNIOESTE
  • Francine Raquel Hoff Zibetti Zimmermann UNIOESTE
  • Kelly Yara Hedel UNIOESTE
  • Leomir Bruch UNIOESTE
  • Patrícia Helena Frai UNIOESTE
  • Sônia Regina Pinheiro Corrêa UNIOESTE
  • Thiago Rafael Mazzarollo UNIOESTE
  • Vanessa Borella da Ross UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n16p1

Resumo

 

O Projeto “Lendo e Escrevendo na Casa Lar”, edição 2012, teve como objetivo desenvolver atividades de leitura, escrita e alfabetização com crianças usuárias da Casa Lar da cidade de Marechal Cândido Rondon. Elaborado pela equipe pedagógica do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GEPEFOP), o Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o projeto visou atender ao pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de Marechal Cândido Rondon, de modo a minimizar as dificuldades pedagógicas apresentadas pelas crianças atendidas na Casa Lar dessa cidade. Para efetivar seu objetivo, as atividades que compuseram o projeto foram organizadas nas dependências da Casa Lar, conforme horário esquematizado pelos pais sociais, contando com a participação das coordenadoras e dos graduandos envolvidos. Em cada encontro, foram desenvolvidas oficinas sobre coordenação motora, ludicidade, leitura, escrita e aplicação de técnicas de Yoga, que visam auxiliar na aprendizagem e execução das atividades propostas. Para a realização dessas atividades, dividimos o grupo de participantes em três equipes, compostas por monitores dos cursos de Pedagogia, Letras, Geografia e Serviço Social. A cada período, por meio de reuniões entre os monitores e as coordenadoras do projeto, foi realizada uma verificação do andamento e progresso das crianças.

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Publicado

2014-03-07