População feminina atendida no SUS e prevalência de alterações citológicas no colo do útero
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n22p56Resumo
O presente estudo visa rastrear uma população de mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região do Alto Uruguai, no estado do Rio Grande do Sul (RS) cujo exame citológico foi realizado em um laboratório que atende particulares, convênios e é referência no atendimento SUS e verificar a prevalência, nestas mulheres, de alterações citológicas no colo do útero. A partir do início do ano de 2012, foi realizada uma busca retrospectiva de todos os exames SUS, de citologia cervicovaginal realizados no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2011, no referido laboratório. A coleta dos dados foi realizada a partir dos laudos laboratoriais mantidos no sistema de resultados do Laboratório. Os critérios de inclusão foram estabelecidos pelos laudos com características pré-malignas (atipias) e de malignidade, e os de exclusão os sem nenhuma alteração. No período do estudo foram realizados 62280 exames do SUS neste laboratório, com 2049 (3,3%) laudos positivos para algum tipo de lesão. Destes, 758 (36,99%) foram casos de atipias (ASC) e destas 360 (47,49%) permaneceram com lesões benignas (ASC-US) porém 225 (29,68%) evoluíram para lesão de alto grau (ASC-H) e 173 (22,82%) não repetiram o exame. No presente estudo foi observada uma alta prevalência 36,99% de alterações citológicas no colo do útero, na população feminina atendida no SUS na Região do Alto Uruguai Gaúcho. Destas 29,68%, evoluíram para ASC-H e 22,82%, das pacientes não repetiram o exame, para acompanhamento da evolução da lesão. Isto reforça a necessidade de implementação de uma política preventiva permanente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.