Oficina de saúde bucal aplicada na Operação Porta do Sol, Itatuba-PB, e na E.E. Júlio de Mesquita Filho, São Paulo-SP

Valquiria de Oliveira Pereira, Beatriz Nogueira de Carvalho Frate, Thiago Gouvea de Oliveira Salvetti, Eliana Suemi Handa Okane, Luciana Pinto Sartori

Resumo


A extensão universitária desempenha um papel fundamental na formação cidadã dos alunos. Com isso, o Projeto Rondon que visa à integração social aliada ao voluntariado dos estudantes universitários, aborda em suas operações o tema de Saúde e Higiene Bucal. O objetivo deste trabalho foi de conscientizar sobre as práticas da higiene bucal e prevenção de doenças bucais e sistêmicas, incentivar a higiene pessoal dos alunos e ensinar a técnica correta de escovação dentária. As oficinas de higiene bucal ocorreram no ano de 2015, nos meses de janeiro e abril, no município de Itatuba-PB, na Operação Porta do Sol do Projeto Rondon e em São Paulo-SP, na E.E. Júlio de Mesquita Filho. A oficina consistiu de aula expositiva sobre higienização bucal, diálogo sobre a importância de uma boa escovação, seguida de dinâmica em que foi utilizado um modelo de escova de dente e boca de tamanhos ampliados. Em Itatuba-PB 125 pessoas participaram da oficina, e foram entregues 500 escovas de dente no período da operação. Já em São Paulo-SP cerca de 580 alunos participaram da ação e foram entregues mais de 500 escovas de dente. A distribuição de escovas de dente contribui para bons hábitos de higiene e ajuda a diminuir a influência das condições socioeconômicas. O estudante universitário atua como multiplicador de informações que são extremamente importantes e que contribuem para o bem-estar do público-alvo, ações preconizadas pelo Projeto Rondon e que atendem ao papel que a extensão universitária exerce dentro da comunidade.


Palavras-chave


Higiene Bucal; Projeto Rondon; Extensão

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil. Condições de Saúde Bucal da População Brasileira 2002-2003. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

CALDERÓN, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena (Org). Extensão Universitária: Ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo: Olho d’Água, 2002. 127 p.

CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini; GARCIA, Patrícia Petromilli Nordi Sasso. Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre professores de escolas de ensino fundamental. Cienc Odontol Bras, v. 7, n. 1, p. 58-65. 2004.

DENNING, Anne Caroline Costa et. al. Programa de educação e prevenção em saúde bucal: GAPA - Lar Recanto do Carinho. Extensio - Revista Eletrônica de Extensão, n.1. 2004.

FREDDO, Silvia Letícia et. al. Hábitos de higiene bucal e utilização de serviços odontológicos em escolares de uma cidade da Região Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n.9, p.1991-2000, set. 2008.

MONTEIRO, Pedro de Campos Mello; DONADIO, Daniel Nicodemo; SARTORI, Luciana Pinto. Práticas de Higiene Bucal como Parte de Ação Voluntária na Operação São Francisco – Projeto Rondon, 2013. Disponível em: . Acesso em 05 de jun. 2015.

PAULETO, Adriana Regina Colombo; PEREIRA, Maria Lucia Toralles; CYRINO, Eliana Goldfarb. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n.1, p.121-130. 2004.

PRADO, Juliana Sene et. al. Condição dentária e hábitos de higiene bucal em crianças com idade escolar. Rev. Biociênc.,Taubaté, v.7, n.1, p.63-69, jan-jun.2001.

PROJETO RONDON. Institucional. Disponível em: . Acesso em 19 de junho de 2015.

SANTOS, Nilton Cesar Nogueira dos et. al. A saúde bucal de adolescentes: aspectos de higiene, de cárie dentária e doença periodontal nas cidades de Recife, Pernambuco e Feira de Santana, Bahia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n.5, p.1155-1166. 2007.

SERRANO, Rossana Mara Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários – PRAC, João Pessoa, fev. 2006. Disponível em: www.prac.ufpb.br/copac/extelar/.../conceitos_de_extensao_universitaria.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2015.




DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p214



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.