Conflitos ambientais e desenvolvimento rural: problematização e uso de recurso audiovisual como auxilio à ação extensionista
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p29Resumo
A implantação da Barragem Marrecas, projeto de “desenvolvimento” promovido no município de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, desencadeou a configuração de um cenário de conflito ambiental, caracterizado pela sobreposição das formas de ocupação e produção tradicionais nos distritos de Vila Seca e Criúva. O presente trabalho, neste contexto, consiste na problematização deste cenário e na exposição de uma ferramenta de Extensão Universitária construída, ação que visa fomentar a mobilização dos sujeitos envolvidos e servir como subsídio para debates futuros sobre esse e outros empreendimentos semelhantes que, como projetado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), continuarão a ser implementados no intuito de manter o abastecimento da região urbana do município de Caxias do Sul mediante à exploração das micro bacias da Mulada e Sepultura.
Referências
ALMEIDA, Jalcione. PREMEBIDA, Adriano. Apresentação do Dossiê: Histórico, relevância e exploração antológicas da questão ambiental. Sociologias v. 16 n. 35: 14-33. 2014.
ACSELRAD, Henri. As práticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. In: ACSELRAD, Henri (Org.). Conflitos Ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume-Dumará: Fundação Heinrich Böll. 2004. p. 13 - 34.
AMBROSINI, Larissa; MIGUEL, Lovois de Andrade; FILIPPI, Eduardo Ernesto. Evolução e diferenciação dos sistemas agrários nos Campos de Cima da Serra: origem dos pecuaristas familiares produtores do Queijo Serrano. Desenvolvimento e Meio ambiente (UFPR), v. 26, p. 171-187, 2012.
BRASIL. Prêmio ANA 2014: Preservação das Áreas de Produção de Água nos Distritos de Vila Seca e Criúva, 2015. Disponível em: <http://premio.ana.gov.br/Edicao/2014/projeto-detalhe.aspx?id=33&$ListID=A2CB8C6D-6FE2-4E67-BD57-5254DBCF88DD>. Acesso em 11 de julho de 2016 às 10:42.
CUNHA, L, H; COELHO, C, N. Política e Gestão Ambiental. In: CUNHA, Sandra B. e GUERRA, Antônio J. T. (org.). A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2ª ed. p.43-79, 2005
FREITAS, Márcio Antônio Farias. Etnografia de uma caminhada ecológica em meio à paisagem hibrida da ilha. Caderno eletrônico de Ciências Sociais, v. 2, n. 2, p. 71-86.
FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Municípios 2010. Disponível em < http://www.fee.rs.gov.br/perfilsocioeconomico/coredes/detalhe/?corede=Fronteira+Noroeste> Acesso em: 01/10/2016.
MACHADO, José Tobias Marks; TONIN, Jeferson; SCHNEIDER, Evandro Pedro. Análise de ações extensionistas a partir de hortas escolares de base ecológica, seus efeitos e desafios no contexto educacional. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 2, p. 97-101, 2015. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br /index.php/RBEU/article/view/1940/pdf >
RIBEIRO, Claudia; MIGUEL, Lovois de Andrade. Evolução e Diferenciação de Sistemas Agrários: o caso do distrito de Vila Seca - Caxias do Sul/ RS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO. 9, 2012, Brasília. Anais (...) Brasília, UNB: 2012.
RAYNAUT, Claude. Meio Ambiente e Desenvolvimento: construindo um novo campo do saber a partir da perspectiva interdisciplinar. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 21-32. 2014.
SAMAE, Samae 50 anos: Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul. Caxias: Município de Caxias do Sul. 2015.
_______. Histórico, 2016. Disponível em: < http://www.samaecaxias.com.br/Pagina/Index/6>. Acesso em 09 de outubro de 2016 às 20:29.
SILVA NETO, Benedito. A regionalização do Estado segundo seus Sistemas Agrários. In: SILVA NETO, Benedito; BASSO, David (Org.) Sistemas Agrários do Rio Grande do Sul: Análise e Recomendações de Políticas. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2015.
SILVA NETO, Benedito. A Agronomia e o Desenvolvimento Sustentável: Por uma Ciência da Complexidade. Desenvolvimento em Questão n.7 v. 1.. 2009.
SOUZA, Gabriela Coelho. TEIXEIRA, Andressa Ramos; RAMOS, Jenifer; WIVES Daniela Garcez; CRUZ, Fabiane Tomé. Novos Territórios Rurais no Rio Grande do Sul: os Campos de Cima da Serra e Litoral e suas microrregiões. In: SEMINÁRIO OBSERVATÓRIOS. 5, 2015, São Leopoldo. Anais (...) São Leopoldo, Unissinos, 2015.
TOSCANO, Geovânia da Silva; SANTOS JÚNIOR, Alcides Leão. A formação universitária e gestão acadêmica no ensino público: experiências de ações extensionistas na UFRN e na UFBA. Revista Temas em Educação, v. 22, n. 2, p. 171-190, 2013.
VÉRAS, Renata Meira; SOUZA, Gezilda Borges de. Extensão universitária e atividade curricular em comunidade e em sociedade na Universidade Federal da Bahia. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 2, p. 83-90, 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article /view/3092/pdf
ZANONI, Magda. Preservação da natureza e desenvolvimento rural: dilemas e estratégias dos agricultores familiares em Áreas de Proteção Ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 2. p. 39-55, jul./dez. 2000. Editora da UFPR
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.