Gênero, saúde e enfermagem: ressignificando o sujeito

Autores

  • Erika Carla de Sousa Dias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rafael Tavares Silveira Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0003-4014-6242

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p75

Resumo

Relato de experiência acerca da ação de extensão na realização do I – seminário “Gênero, Saúde e Enfermagem: ressignificando o sujeito”, com objetivo de estimular na população as discussões de gênero e o  respeito pelo grupo LGBTs e pelo grupo feminista, a estratégia vislumbra o empoderamento dos grupos com informações e articulações políticas que fortaleçam as lutas pela garantia dos seus direitos, assim como articular uma reorganização da assistência à saúde ao grupo LGBTs. O evento ocorreu em 20 de maio de 2016, realizado pelo 3º período do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na Casa da Cultura, em Pau dos Ferros-RN, o qual teve como público comunidade acadêmica e a população em geral. Aonde foi montado uma mesa redonda com representação do grupo LGBTs, grupo feminista, profissional de saúde e pesquisadores na área. O seminário contou com 56 participantes e gerou contribuições valiosas para Academia e população, a troca mútua da partilha de conhecimentos promoveu à experiência da propagação do saber científico e a quebra de preconceitos aos grupos LGBTs, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Erika Carla de Sousa Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Discente do curso de graduação em Enfermagem, no Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Rafael Tavares Silveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem (PPGE/UFRN)Especialista em Enfermagem em Dermatologia (FIP)Especialista em Gestão em Saúde (UFRN)Docente do curso de graduação em Enfermagem, no Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira.Especialista em Epidemiologia, Auto-Gestão em Saúde, Saúde da Família, Obstetrícia e Formação Pedagógica em Educação.Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN.Professora Adjunta III do Curso de Graduação em Enfermagem - CEN/CAMEAM/UERN.Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade - FACS/UERN.

Referências

CARRARA, Sérgio. Políticas e direitos sexuais no Brasil contemporâneo. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 4, n. 05, 2012.

FERREIRA, Amanda Cristina De Souza. GÊNERO E RELAÇÕES DE OPRESSÃO: breves reflexões. Revista Gênero & Direito, v. 4, n. 1, 2015.

GUIMARÃES, Anderson Fontes Passos. O desafio histórico de" tornar-se um homem homossexual": um exercício de construção de identidades. Temas em Psicologia, v. 17, n. 2, p. 553-567, 2009.

PADILHA, Maria Itayra Coelho de Souza; VAGHETTI, Helena Heidtmann; BRODERSEN, Gladys. Gênero e enfermagem: uma análise reflexiva. 2006.

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto et al. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas, v. 16, n. 31, 2010.

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Grupo de Pesquisa em Extensão Popular. v. 13, n. 08, 2013.

Downloads

Publicado

2018-10-26