Tratamento de crianças com transtornos dos sons da fala graves ou persistentes por meio da ultrassonografia de língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e74700

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Fonoterapia, Transtornos da Fala, Ultrassonografia

Resumo

Objetivo: O presente artigo visa descrever o atendimento de crianças com transtornos de sons da fala e delinear sua aplicabilidade por meio da comparação com a literatura. Métodos: O projeto ULTRAFONO consiste em oferecer atendimento às crianças diagnosticadas com transtornos do Som de Fala advindos da Clínica Escola de Fonoaudiologia – UFSC, localizada na cidade de Florianópolis (Santa Catarina, Brasil). Fazem parte do grupo avaliado pacientes com alterações de fala e/ou linguagem graves ou ainda com limite terapêutico no tratamento tradicional. Resultados: foram catalogados dois artigos considerados elegíveis para a avaliação da eficácia e aplicabilidade da ultrassonografia de língua como biofeedback no tratamento dos transtornos dos sons da fala. Conclusão:Assim como no projeto ULTRAFONO, a literatura tem mostrado eficácia nos resultados dos pacientes, uma vez que minimiza o tempo de atendimento clínico tradicional.

Biografia do Autor

Aline Mara de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Patrícia Haas, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associada do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007).

Luciane Mari Deschamps, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Fonoaudiologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Eduarda Besen, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Emanuelle Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Fonoaudiologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-04-28