Extensão e enfrentamento à Covid-19 no Brasil: experiências em pequenas cidades e em uma metrópole

Autores

  • Eduardo Gomes Machado Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Regina Balbino da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Stefania Maria Francolino da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Maria Valdelia Carlos Chagas de Freitas Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Adriano Paulino de Almeida Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e85636

Palavras-chave:

Extensão, Covid-19, Movimentos Sociais, Pequenas Cidades, Juventudes

Resumo

No decorrer de 2020, e com continuidade em 2021, a pandemia da Covid-19 surpreendeu a sociedade e impôs obrigatoriedade aos pesquisadores não somente para readequar atividades e metodologias extensionistas, mas também redirecionar o foco das ações, colaborando com o enfrentamento ao coronavírus. Este relato de experiência apresenta seis ações de enfrentamento à Covid-19 realizadas em 2020 e em 2021, com participação de um grupo de extensão e pesquisa atuante a partir de uma universidade federal interiorizada e internacionalizada. O relato apresenta cada ação, indicando como ela surgiu, descrevendo sua metodologia, as atividades e os processos efetivados, os resultados e as produções geradas. Espera-se, assim, fomentar reflexões teórico-empíricas relevantes acerca do lugar, do caráter e da relevância da extensão acadêmica na sociedade, particularmente no que envolve o enfrentamento a graves questões de saúde pública.

Biografia do Autor

Eduardo Gomes Machado, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor Associado da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares. Colaborador permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do Observatório das Metrópoles - Núcleo Fortaleza.

Regina Balbino da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e Graduada em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (LABOCART) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Extensionista e pesquisadora colaboradora do Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares, do Observatório do Mapeamento Participativo-IVIDES.org/GeoCart-UFRJ e do Observatório da Energia Eólica-UFC. 

Stefania Maria Francolino da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bacharela em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Licenciada em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Pesquisadora do Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares.

Maria Valdelia Carlos Chagas de Freitas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bacharela em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Licenciada em História pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira; Especialista em Metodologia de Ensino de História. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho. Membro do Pondo de Memória do Grande Bom Jardim. Pesquisadora do Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares. Professora da Rede Básica de Ensino.

Adriano Paulino de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Ciências Sociais (2005) e mestre em Linguística Aplicada (2014), pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisador e extensionista colaborador do Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares. Associado desde 2011 e conselheiro gestor, desde 2019, do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS). Integrante e técnico colaborador ativista da Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim desde 2003. Articulador do Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 nas Periferias de Fortaleza, integrante da equipe de pesquisa do Mapa Participativo de Enfrentamento à Fome do Grande Bom Jardim.

Referências

BRASIL. Vidas perdidas: Brasil chega à marca de 700 mil mortes por Covid-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/ noticias/2023/marco/brasil-chega-a-marca-de-700-mil-mortes-por-covid-19. Acesso em: 11 abr. 2023.

CENTRO DE DEFESA DA VIDA HERBERT DE SOUZA (CDVHS). Nossa história. [n.d.]. Disponível em: https://cdvhs.org.br/nossa-historia/. Acesso em: 26 jan. 2022.

CENTRO DE DEFESA DA VIDA HERBERT DE SOUZA (CDVHS). Violações de direitos no contexto da pandemia da COVID-19 na periferia de Fortaleza: o caso do Grande Bom Jardim. Fortaleza: CDVHS, 2020. Disponível em: https://cdvhs.org.br/wp-content/uploads/ 2021/11/Informe-CDV2_-VF.pdf. Acesso em: 26 jan. 2022.

COVID-19: pesquisa aponta bairros mais vulneráveis no interior do Ceará. Diário do Nordeste, 2020. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/covid-19-pesquisa-aponta-bairros-mais-vulneraveisno-interior-do-ceara-1.2244545. Acesso em: 26 jan. 2022.

DEUS, Sandra de. Extensão universitária : trajetórias e desafios. Santa Maria: Ed. PRE-UFSM, 2020.

DINIZ, Emily Gabriele Marques et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72999-73010, sep. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. Brasília: IBGE, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 26 jan. 2022.

LEÃO, Fernando Antonio Fontenele. A relação universidade e sociedade em comunidades camponesas com conflitos ambientais: o olhar dos moradores da comunidade do Tomé, Chapada do Apodi, Ceará. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, Instituto Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.

MACHADO, Eduardo Gomes et al. Mapa Participativo da COVID-19 no Grande Bom Jardim: Leitura Comunitária de Pontos de Aglomeração e de Casos. Fortaleza: Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 no Grande Bom Jardim e demais Periferias de Fortaleza. Grupo de Trabalho Intersetorial Participativo Equipe Técnica Intersetorial Multiprofissional, 2021.

MACHADO, Eduardo Gomes; FAUSTINO, Anna Erika Rocha. Relatório Final da Pesquisa: Perfil da Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS do GBJ). Fortaleza; Redenção: UNILAB; Rede DLIS; CDVHS, 2018. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/03/RELATORIO-FINAL-PESQUISA-PERFIL-DA-REDE-DLIS-GBJ.pdf. Acesso em: 26 jan. 2022.

MACHADO, Eduardo Gomes; PEREIRA, Alexandre Queiróz. Periferias urbanas, redes locais e movimentos sociais em Fortaleza, Ceará. Boletim Goiano de Geografia, v. 40, e62358, p. 1-27, 2020.

MARANDINO, Martha. Educação, ciência e extensão: a necessária promoção. Revista de Cultura e Extensão USP, São Paulo, n. 9, p. 89-100, 2013.

MARQUES, Georgiana Eurides de Carvalho. A Extensão Universitária no Cenário Atual da Pandemia do COVID-19. Revista Práticas em Extensão, São Luís, v. 4, n. 1, p. 42-43, 2020.

MÉLO, Cláudia Batista et al. A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, e1210312991, p. 1-11, 2021.

MIGUEL, Marcelo Calderari; SILVEIRA, Rogério Zanon da; DEL MAESTRO, Maria Lúcia Kopernick. Extensão universitária no enfrentamento da Covid-19: a universidade e o (re)configurar de projetos e ações. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 10, n. 1, p. 72-84, jan./abr. 2021

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org.). Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 2013.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. Comitê Popular de Enfrentamento à COVID-19 no Grande Bom Jardim, Fortaleza. 2021. Disponível em: https://www.observatoriodas metropoles.net.br/comite-popular-de-enfrentamento-a-covid-19-no-grande-bom-jardim-fortaleza/. Acesso em: 22 jan. 2022.

SANTIAGO, Luiza Gabriela Noronha et al. O papel da extensão universitária no contexto da pandemia de COVID-19 para famílias com crianças e adolescentes portadores de doença falciforme: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, e416101119590, p. 1-8, 2021.

SANTOS, Thaiane Santana. Contribuições de um projeto de extensão durante pandemia por COVID-19: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, e48711226065, p. 1-10, 2022.

SILVA, Juliana Silvestre; BISPO, Mariana Baraúna Bacelar; CAIRES, Taiara Aguiar. Enfrentamento ao negacionismo científico: atividades de extensão como ferramenta efetiva. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, e27911730057, 2022.

VIEIRA, Márcia Gilmara Marian; PEREIRA, Yára Christina Cesário; CAMARGO, Maria Teixeira Fares. Experiências docente-discente vivenciadas na disciplina de projetos comunitários de extensão universitária – UNIVALI. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 161-175, 2021.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). UNILAB em números. 2019. Disponível em: https://app. powerbi.com/view?-r=eyJrIjoiNTkzZjY2MWQtNjMzNS00MjkzLWI4YTAtOGJjY2Nm NjdmNzI1IiwidCI6IjkwMjlkZGNlLWFmMTItNDJiZS04MDM3LTU4MzEzZTRkYzVkMSJ9. Acesso em: 25 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-27