A extensão na tessitura da universidade pública: historicidade e concepções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e92284

Palavras-chave:

Universidade Pública, Sociedade, Relação Universidade-Sociedade, Processo Histórico

Resumo

Buscamos refletir sobre o compromisso social da extensão universitária a partir do processo histórico de desenvolvimento das universidades brasileiras. Para tanto, neste ensaio discorremos e refletimos sobre concepções de universidade e de extensão universitária e seus respectivos processos históricos. Preconizamos a universidade como instituição social, cuja essência revela-se no seu papel social. Entretanto, ao discorrermos sobre o seu processo histórico de desenvolvimento, percebemos uma fragilidade no que tange à extensão como atividade precípua de interação entre universidade e sociedade. Argumentamos que a concepção de extensão é um processo em construção, que ao longo de sua historicidade sofreu influências da forma como a universidade se constituía e se desenvolvia, considerando-se diferentes contextos. Assim, depreendemos que a extensão vem desenvolvendo ao longo do tempo uma trajetória de reflexão e discussão acerca de sua capacidade como mecanismo de potencialização da função social da universidade.

Biografia do Autor

Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra em Administração Universitária pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Pedagogia pela UFSC. Servidora técnico-administrativo em educação da UFSC, ocupante do cargo de Pedagoga.

Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pedagogo da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor Permanente da Universidade Federal de Santa Catarina, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, gestão universitária, educação, formação de professores e universidade pública federal brasileira. Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina e Gestão Universitária em Foco da Universidade Federal da Fronteira Sul . Coordena Projeto de Pesquisa: A Gestão Universitária no Processo da Formação: um olhar a partir da sua própria prática.

Mário César Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina - CEE-SC. Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD. Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES/MEC (2019). Presidente do CACS/FUNDEB de Santa Catarina de 2017 a 2019. Membro da Comissão UNIEDU/FUMDES - Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina. Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração e de Engenharia, em Ensino e em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, educação, avaliação, ensino superior, educação básica e pareceres técnicos na área de educação e de legislação e normas do ensino superior.

Stefani de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Administração na Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Secretariado com ênfase em Gestão de Pessoas e Processos no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Bacharel em Secretariado Executivo pela UFSC. Servidora Pública Federal no cargo de Secretária Executiva. Atuou como Chefe do Setor de Apoio Administrativo do Centro Tecnológico da UFSC. Participa do Grupo de Pesquisa Gestão Social e Administração Pública, liderado pelo Prof. Orientador Irineu Manoel de Souza, Dr. Membro do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC) e membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), atuando como Conselheira Fiscal Suplente (Gestão 2019-2021 e 2021-2023).

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Publicado

2023-12-22