I Semana da Engenharia Florestal da Universidade Federal do Sul da Bahia: relato de uma experiência de extensão curricularizada

Autores

  • Alex Mota dos Santos Universidade Federal do Sul da Bahia image/svg+xml
  • Daniel Santos Ferreira Universidade Federal do Sul da Bahia image/svg+xml
  • João Vitor Morais da Silva Universidade Federal do Sul da Bahia image/svg+xml
  • Jose Gabriel Reis Montanher Amorim Universidade Federal do Sul da Bahia image/svg+xml
  • Mariana de Souza Fernandes Universidade Federal do Sul da Bahia image/svg+xml
  • Lyvia Julienne Sousa Rego Universidade Federal do Sul da Bahia image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e96531

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Curricularização da Extensão Universitária, Ciências Florestais

Resumo

A extensão universitária se materializa de diversas formas, dentre as quais, por meio de eventos que consistem em ação de curta duração, sem caráter continuado, que implica na apresentação, disseminação e/ou exibição pública. Assim, o objetivo desse artigo é revelar uma experiência de extensão curricularizada na forma da I Semana da Engenharia Florestal da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O evento foi organizado por estudantes do curso com apoio direto de dois professores no âmbito da disciplina Comunicação e Extensão Florestal. O evento foi realizado de forma presencial e remota, a partir da organização de palestras, minicursos, visitas técnicas aos laboratórios nas instalações da UFSB e com a participação de cinco instituições de ensino de três diferentes municípios localizados na porção sul da Bahia. Os principais resultados revelaram a participação de aproximadamente 200 pessoas, em atividades presenciais na UFSB, ações itinerantes nas escolas e participantes do quadro da universidade. Portanto, a proposta foi positiva no sentido de que está alinhada com os princípios da extensão universitária, ao promover uma integração real entre universidade e sociedade por meio de interação dialógica na área da Engenharia Florestal. A participação ativa dos estudantes na organização, com apoio docente, também evidência o protagonismo estudantil e o fortalecimento da formação acadêmica por meio da prática extensionista.

Biografia do Autor

Alex Mota dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua no Centro de Formação em Ciências Agroflorestais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (CFCAf/UFSB).

Daniel Santos Ferreira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Estudantes do curso de Engenharia Florestal do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

João Vitor Morais da Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

Estudantes do curso de Engenharia Florestal do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Jose Gabriel Reis Montanher Amorim, Universidade Federal do Sul da Bahia

Estudantes do curso de Engenharia Florestal do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Mariana de Souza Fernandes, Universidade Federal do Sul da Bahia

Estudantes do curso de Engenharia Florestal do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Lyvia Julienne Sousa Rego, Universidade Federal do Sul da Bahia

Docente do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Sul da Bahia. Doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa.

Referências

ARRUDA-BARBOSA, Loeste et al. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisa, v. 49, p. 316-327, 2019.

BAHIA. Decreto Nº 15180 DE 02/06/2014. Regulamenta a gestão das florestas e das demais formas de vegetação do Estado da Bahia, a conservação da vegetação nativa, o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR, e dispõe acerca do Programa de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais do Estado da Bahia e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia, 02 jun. 2014. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/normas/estadual/bahia/decreto/2014_38_5.html?pag=3. Acesso em: 06/04/2025.

CAMPOS, Cintia Isabel; SANTOS, Alex Mota; ZULUAGA, Robinson Andrés Giraldo. I Encontro Nacional Virtual de Estudantes de Engenharia de Transportes: do distanciamento físico à aproximação virtual entre os cursos e a comunidade. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 9, n. 2, 2021.

CECATTO, Raul Tavares. A extensão na vida universitária: um relato a partir de eventos acadêmicos. Revista de Extensão e Iniciação Científica Da Unisociesc, v. 9, n. 1, 2022.

DEUS, Sandra De. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Editora Pre-UFSM, 2020.

DEXTRO, Rafael Barty et al. Análise crítica dos benefícios associados a eventos científicos virtuais. Revista E&S, v. 4, p. e20230005, 2023.

DINIZ et al., (2021). DINIZ, Leopoldina Francimar Amorim Coelho; SOUSA, GMCDE; SOUZA, DMOR DE. As Instituições de Ensino Superior e seus interlocutores quanto à percepção nas ações extensionistas. Revista de Educação Popular, v. 20, n. 1, p. 140-159, 2021.

FARIAS, L. B. S. ; ALMEIDA NETO, J. A. ; MESQUITA, R. G. A. ; PIOTTO, D. ; VALLE, M. L. A. ; GUIMARAES JUNIOR, J. B. ; MENDES, L. M. . Sustainable use of Erythrina poeppigiana in formaldehyde-free plywood: environmental and energy analysis. Ambiente Construído (Online), v. 24, p. 01, 2024.

FERNANDES, S. Y., PEREIRA, A. S., FRANÇA, L. S., SILVA, G. H. L., & GOMES, V. N. (2020). Prática de Ensino: Anatomia Vegetal. Anais... SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6795. Acesso em: 13 de set. 2023.

FORPROEX. Recomendações da Coordenação Nacional do FORPROEX sobre Inserção Curricular da Extensão. https://ufsb.edu.br/proex/images/Recomendac%CC%A7o%CC%83es_Comissa%CC%83o_de_Inserc%CC%A7a%CC%83o_Curricular_da_Extensa%CC%83o-forproex_1.pdf

MOURA, Osvanda Silva de et al (ed.). HERBÁRIO COOE: Importância como ferramenta de estudo e conservação da biodiversidade vegetal de Rondônia. Revista Educamazônia: Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, v. 2 , n. 1, p. 183-199, 2021.

SANTOS, Alex Mota dos. Curricularização da extensão universitária: relato de uma experiência num curso de Engenharia de Transportes. Revista Extensão & Cidadania, v. 9, n. 16, p. 136-152, 2021.

SANTOS, Alex Mota dos; COUTO, Maurício Farias. Divulgação científica e da extensão universitária nas redes sociais em contexto da pandemia do Covid 19: relato de uma experiência. EXTRAMUROS-Revista de Extensão da UNIVASF, v. 10, n. 2, 2022.

SANTOS, Thiago Coelho; SANTOS, Leila Oliveira. Diagnóstico ambiental e os conflitos socioambientais da Zona Costeira do município de Ilhéus-Bahia. Meio Ambiente (Brasil), v. 3, n. 1, 2021.

SOUZA, Eduarda Vieira et al. As redes sociais aliadas à extensão universitária e sua contribuição na qualificação educacional. Expressa extensão, v. 27, n. 1, p. 47-62, 2022.

SILVA, Carlos Fabricio Assunção et al. Extensão universitária por meio de eventos: um relato do 1º seminário nacional de fotogrametria e sensoriamento remoto no semiárido. Nexus-Revista de Extensão do IFAM, v. 10, n. 15, p. 204-217, 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB). Resolução N° 13/2021. Dispõe sobre a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Disponível em: https://ufsb.edu.br/proex/images/extensao/Documentos/Resoluo_n_13-_Dispe_sobre_a_curricularizao_das_atividades_de_extenso_nos_.pdf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Centro de Formação em Ciências Agroflorestais. Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Engenharia Florestal. Itabuna: Universidade Federal do Sul da Bahia, 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-28