I Semana da Engenharia Florestal da Universidade Federal do Sul da Bahia: relato de uma experiência de extensão curricularizada
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e96531Palavras-chave:
Divulgação Científica, Curricularização da Extensão Universitária, Ciências FlorestaisResumo
A extensão universitária se materializa de diversas formas, dentre as quais, por meio de eventos que consistem em ação de curta duração, sem caráter continuado, que implica na apresentação, disseminação e/ou exibição pública. Assim, o objetivo desse artigo é revelar uma experiência de extensão curricularizada na forma da I Semana da Engenharia Florestal da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O evento foi organizado por estudantes do curso com apoio direto de dois professores no âmbito da disciplina Comunicação e Extensão Florestal. O evento foi realizado de forma presencial e remota, a partir da organização de palestras, minicursos, visitas técnicas aos laboratórios nas instalações da UFSB e com a participação de cinco instituições de ensino de três diferentes municípios localizados na porção sul da Bahia. Os principais resultados revelaram a participação de aproximadamente 200 pessoas, em atividades presenciais na UFSB, ações itinerantes nas escolas e participantes do quadro da universidade. Portanto, a proposta foi positiva no sentido de que está alinhada com os princípios da extensão universitária, ao promover uma integração real entre universidade e sociedade por meio de interação dialógica na área da Engenharia Florestal. A participação ativa dos estudantes na organização, com apoio docente, também evidência o protagonismo estudantil e o fortalecimento da formação acadêmica por meio da prática extensionista.
Referências
ARRUDA-BARBOSA, Loeste et al. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisa, v. 49, p. 316-327, 2019.
BAHIA. Decreto Nº 15180 DE 02/06/2014. Regulamenta a gestão das florestas e das demais formas de vegetação do Estado da Bahia, a conservação da vegetação nativa, o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR, e dispõe acerca do Programa de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais do Estado da Bahia e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia, 02 jun. 2014. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/normas/estadual/bahia/decreto/2014_38_5.html?pag=3. Acesso em: 06/04/2025.
CAMPOS, Cintia Isabel; SANTOS, Alex Mota; ZULUAGA, Robinson Andrés Giraldo. I Encontro Nacional Virtual de Estudantes de Engenharia de Transportes: do distanciamento físico à aproximação virtual entre os cursos e a comunidade. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 9, n. 2, 2021.
CECATTO, Raul Tavares. A extensão na vida universitária: um relato a partir de eventos acadêmicos. Revista de Extensão e Iniciação Científica Da Unisociesc, v. 9, n. 1, 2022.
DEUS, Sandra De. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Editora Pre-UFSM, 2020.
DEXTRO, Rafael Barty et al. Análise crítica dos benefícios associados a eventos científicos virtuais. Revista E&S, v. 4, p. e20230005, 2023.
DINIZ et al., (2021). DINIZ, Leopoldina Francimar Amorim Coelho; SOUSA, GMCDE; SOUZA, DMOR DE. As Instituições de Ensino Superior e seus interlocutores quanto à percepção nas ações extensionistas. Revista de Educação Popular, v. 20, n. 1, p. 140-159, 2021.
FARIAS, L. B. S. ; ALMEIDA NETO, J. A. ; MESQUITA, R. G. A. ; PIOTTO, D. ; VALLE, M. L. A. ; GUIMARAES JUNIOR, J. B. ; MENDES, L. M. . Sustainable use of Erythrina poeppigiana in formaldehyde-free plywood: environmental and energy analysis. Ambiente Construído (Online), v. 24, p. 01, 2024.
FERNANDES, S. Y., PEREIRA, A. S., FRANÇA, L. S., SILVA, G. H. L., & GOMES, V. N. (2020). Prática de Ensino: Anatomia Vegetal. Anais... SEMEX, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/6795. Acesso em: 13 de set. 2023.
FORPROEX. Recomendações da Coordenação Nacional do FORPROEX sobre Inserção Curricular da Extensão. https://ufsb.edu.br/proex/images/Recomendac%CC%A7o%CC%83es_Comissa%CC%83o_de_Inserc%CC%A7a%CC%83o_Curricular_da_Extensa%CC%83o-forproex_1.pdf
MOURA, Osvanda Silva de et al (ed.). HERBÁRIO COOE: Importância como ferramenta de estudo e conservação da biodiversidade vegetal de Rondônia. Revista Educamazônia: Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, v. 2 , n. 1, p. 183-199, 2021.
SANTOS, Alex Mota dos. Curricularização da extensão universitária: relato de uma experiência num curso de Engenharia de Transportes. Revista Extensão & Cidadania, v. 9, n. 16, p. 136-152, 2021.
SANTOS, Alex Mota dos; COUTO, Maurício Farias. Divulgação científica e da extensão universitária nas redes sociais em contexto da pandemia do Covid 19: relato de uma experiência. EXTRAMUROS-Revista de Extensão da UNIVASF, v. 10, n. 2, 2022.
SANTOS, Thiago Coelho; SANTOS, Leila Oliveira. Diagnóstico ambiental e os conflitos socioambientais da Zona Costeira do município de Ilhéus-Bahia. Meio Ambiente (Brasil), v. 3, n. 1, 2021.
SOUZA, Eduarda Vieira et al. As redes sociais aliadas à extensão universitária e sua contribuição na qualificação educacional. Expressa extensão, v. 27, n. 1, p. 47-62, 2022.
SILVA, Carlos Fabricio Assunção et al. Extensão universitária por meio de eventos: um relato do 1º seminário nacional de fotogrametria e sensoriamento remoto no semiárido. Nexus-Revista de Extensão do IFAM, v. 10, n. 15, p. 204-217, 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB). Resolução N° 13/2021. Dispõe sobre a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Disponível em: https://ufsb.edu.br/proex/images/extensao/Documentos/Resoluo_n_13-_Dispe_sobre_a_curricularizao_das_atividades_de_extenso_nos_.pdf
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Centro de Formação em Ciências Agroflorestais. Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Engenharia Florestal. Itabuna: Universidade Federal do Sul da Bahia, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.