Serviços farmacêuticos promovidos por discentes da graduação em uma organização não governamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e98291Palavras-chave:
Educação em Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Assistência FarmacêuticaResumo
Educação em saúde é uma estratégia de abordagem do profissional farmacêutico com o indivíduo em sociedade, para levar a este conhecimento e informações que gerem o cuidado com hábitos. Dito isso, este artigo tem por objetivo descrever as atividades de ações de educação em saúde e serviços farmacêuticos prestados em uma Organização Não Governamental (ONG), na região norte do Brasil, e sua relevância observada. As ações abordaram as temáticas das doenças crônicas não transmissíveis, e ofereceram como serviços, a aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar, para promover práticas de autocuidado, orientações e qualidade de vida. Acrescenta-se também, abordagens acerca de cuidados e prevenção com saúde da mulher, e um serviço extra de práticas integrativas e complementares em saúde. As ações ocorreram no período de um ano, iniciado em 2022 e finalizado em 2023. Conclui-se que, a realização das ações agrega à comunidade, a oportunidade em obter esclarecimentos de questões em saúde, e acessibilidade aos serviços em saúde. E, aos discentes da graduação em farmácia, resulta em vivências que aprimoram o cuidado, a gestão, a orientação, a educação e a assistência farmacêutica.
Referências
BARROS, Débora Santos Lula; SILVA, Dayde Lane Mendonça; LEITE, Silvana Nair. Serviços farmacêuticos clínicos na atenção primária à saúde do Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, p. e0024071, 2019.
DE LIMA, ÉMILIN DREHER et al. Farmácia clínica em ambiente hospitalar: enfoque no registro das atividades. Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, v. 8, n. 4, 2017.
DE OLIVEIRA, Dante Ferreira et al. Proposta de adaptação de acompanhamento farmacoterapêutico com base nos métodos de Dáder, Minnesota e na realidade encontrada no atendimento de neurologia do CIS. Revista Brasileira de Ciências Biomédicas, v. 1, n. 2, p. 86-95, 2020.
DOS SANTOS ALMEIDA, Radimila et al. Descrição do processo de adaptação de consultas presenciais para teleconsultas no ambulatório de cuidado farmacêutico da farmácia escola da Universidade Federal da Paraíba. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 5895-5907, 2021.
GONÇALVES, Eduardo; GUERRA, Ricardo. O turismo de saúde e bem-estar como fator de desenvolvimento local: Uma análise à oferta termal portuguesa. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 17, n. 2, p. 453-472, 2019.
LIMA, Rodrigo Fonseca et al. Avaliação de serviços farmacêuticos na gestão de risco no uso de medicamentos em hospitais públicos do Distrito Federal, Brasil. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 84-93, 2020.
LYRA JÚNIOR, Divaldo Pereira de et al. A farmacoterapia no idoso: revisão sobre a abordagem multiprofissional no controle da hipertensão arterial sistêmica. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 14, p. 435-441, 2006.
RODACKI M; TELES M; GABBAY M; MONTENEGRO R; BERTOLUCI M. Classificação do diabetes. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2023). DOI: 10.29327/557753.2022-1, ISBN: 978-85-5722-906-8. 2023.
SEIDL, Eliane Maria Fleury; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de saúde pública, v. 20, n. 2, p. 580-588, 2004.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA & SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. e25. 56 fls. 2007
TRINDADE, Daniela Aparecida Martins et al. Núcleo de Atenção Farmacêutica: Vivências e Práticas Junto à Comunidade. Extensio: Rev. Eletr. de Extensão. 1807-0221. Florianópolis , v.16, n.33, p. 133-144, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.