Reinvenção de caminhos: Cursinho Popular Guimarães Rosa em tempos de isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e98339

Palavras-chave:

Cursinho Popular, Educação Popular, Extensão Universitária

Resumo

O Cursinho Popular Guimarães Rosa é um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais que oferece um curso preparatório para o ingresso no Ensino Superior a jovens de baixa renda. Devido à pandemia de Covid-19, as atividades presenciais foram interrompidas, e novas estratégias pedagógicas, de gestão e planejamento foram aplicadas. Objetivo: apresentar e contextualizar as práticas do projeto e discutir os desafios advindos do cenário de isolamento social. Limitações no acesso à internet, falta de equipamentos e prejuízo na saúde mental foram determinantes neste cenário e tentaram ser minoradas para evitar o abandono aos estudos. Entretanto, a persistência dos alunos diminuiu ao longo do período sugerindo fatores de natureza econômica como determinantes da permanência nos estudos. O acesso à educação de qualidade é essencial para reduzir as desigualdades econômicas, entretanto, políticas públicas que garantam recursos para que os jovens possam se dedicar ao aprendizado são necessárias para atingir tal objetivo e diminuir o abandono.

Biografia do Autor

Daiana Elias Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

 Doutora em Saúde Coletiva - Epidemiologia- pela Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ. Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Isabela Rezende Silva Sherrer, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Thais Tiemi Matsui, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Camila Sales Barros, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vitor Gama Pozzato, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Aline Almeida Bentes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Saúde da Criança e Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2025-04-28