O princípio do prazer de Mersault em O Estrangeiro de Albert Camus
DOI:
https://doi.org/10.5007/fragmentos.v33i0.8599Resumo
O presente artigo discute algumas questões do texto de Albert Camus, O Estrangeiro, que levam em conta a caracterização da personagem principal, Meursault. O que se procura aqui é mostrar uma coerência da personagem, ainda que dentro da lógica absurda de Camus, tomando por referência o conceito do princípio de prazer freudiano. O que se vê é uma crítica contundente à sociedade e seus valores, levada ao extremo pelas inversões propostas pelo autor. A morte, primeiro castigo, vira liberação. O crime pelo qual deveria ser julgado – um assassinato – passa a segundo plano, dando lugar ao julgamento pela morte da mãe – uma morte natural. A aceitação da sentença de morte o traz à vida. Tais inversões e a coerência de Meursault desenham um jogo absurdo no qual o único princípio perene é o princípio de prazer. Até o ponto em que ele coloca o gozo antes da cautela e esse equilíbrio se rompe.Downloads
Publicado
2008-12-10
Edição
Seção
Artigos
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