Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
DOI:
https://doi.org/10.5007/fragmentos.v33i0.8664Resumo
O projeto pedagógico do Curso de Graduação em Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina tomou forma a partir de discussões que visavam, principalmente, a elaboração de um currículo que contemplasse as especificidades de um diplomado em Letras Estrangeiras nos dias atuais. Assim, em seu panorama mais amplo, o Projeto propõe que se propicie aos alunos e professores do referido curso uma visualização das grandes dimensões de estudos da linguagem abertas ao profissional de Letras. Tal visualização objetiva encorajar a criação de equilíbrio e relevância entre as atividades teóricas e práticas – em nível de ensino, pesquisa e extensão – relativas a cada uma das dimensões e abrir perspectivas de concentração em uma ou mais dimensões, conforme o interesse acadêmico-profissional dos alunos e do Curso. Seguindo a legislação pertinente, a estrutura curricular é composta de: 1) disciplinas do núcleo comum, com conteúdos caracterizadores de Letras Estrangeiras, focalizando conteúdos lingüísticos e literários, oferecidas conjuntamente aos alunos das cinco línguas (alemão, espanhol, francês, inglês e italiano); 2) disciplinas de cada língua estrangeira, delineando o perfil específico do futuro profissional; 3) atividades complementares, primando por tarefas que proporcionem uma formação diversificada; 4) disciplinas com carga de prática como componente curricular, firmando o elo entre a teoria e a prática; 5) disciplinas pedagógicas e de estágio supervisionado didático-pedagógico, para a habilitação Licenciatura; 6) disciplinas de pesquisa e escrita de trabalho de conclusão de curso para a habilitação Bacharelado.
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