Ciberespaço e a virtualização das categorias de análise geográficas: uma proposta na definição de ciberregião e sua interescalaridade

Autores

Palavras-chave:

Ciberespaço, Categorias de análise, Ciberregião, Interescalaridade, Chans

Resumo

O ciberespaço é um tema com poucas investigações no Brasil, principalmente na Geografia, que deve ampliar suas discussões frente as transformações da sociedade interconectada por redes. No mundo globalizado, a sociedade capitalista está cada vez mais inserida no ciberespaço por suas dinâmicas sociais, econômicas, políticas, religiosas, culturais, etc. A internet trouxe muitos benefícios, como o acesso rápido a informação e ao conhecimento, oferecendo uma nova forma de entretenimento e relacionamento, mas também dispõe de conflitos, violências e preconceitos. A Geografia deve proporcionar ferramentas teóricas, metodológicas e axiológicas que permitam aos estudantes interpretar as relações sociais na virtualidade e que proporcione bases conceituais, procedimentais e atitudinais que contribuem à formação da cidadania digital. Esse artigo é apresentado como uma das reflexões construídas na tese de Doutorado em Geografia, defendida em 2024, que posicionou a ciência geográfica com suas categorias de análise frente ao ciberespaço e seu processo de virtualização, elaborando uma definição específica ao que analisamos por ciberregião, norteado por uma interescalaridade, como exemplifica o fenômeno contemporâneo dos chans.

Biografia do Autor

Airton Rosa Lucion Guites, Prefeitura Municipal de Bossoroca e Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professor efetivo na Prefeitura Municipal de Bossoroca (PMB), desde 2019. É revisor do periódico "Geografia Ensino & Pesquisa" (UFSM). Tem interesse em pesquisas nas áreas do Ensino de Geografia, Geografia Escolar, livros didáticos, linguagens no ensino, povos indígenas, mídias em educação, ciberespaço, violências escolar e digital.

Luis Fernando Pesce Guarnaschelli, Universidad de la Republica e Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências Sociais, pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), na Argentina em 2014. É professor adjunto do Instituto de Ecología y Ciencias Ambientales, da Universidad de la Republica (UDELAR), desde 2015. Também é professor efetivo de Didáctica de la Geografía, no Instituto de Profesores Artigas (IPA), desde 2010. Integra o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desde 2008, como professor visitante.

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Publicado

2024-10-21

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Artigos