O Apiário Zumbi dos Palmares e as novas dinâmicas socioterritoriais das relações campo-cidade e rural-urbano no espaço rural de União dos Palmares-AL
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-5230.2025.e101181Palavras-chave:
Territorialidades, Espaço Híbrido, Urbanidades, Ruralidades, AlagoasResumo
Ao longo das últimas décadas, o debate sobre a relação campo-cidade e rural-urbano tornou-se um relevante tema nas ciências humanas e sociais. Campo e cidade passaram por profundas transformações que resultaram em novas dinâmicas socioterritoriais nas relações entre esses recortes espaciais, impondo-se a necessidade de rediscutir os significados dos conteúdos de rural e urbano. No atual período, o técnico-científico-informacional, as relações campo-cidade se voltam tanto para o debate sobre a tendência à urbanização da sociedade, em razão do processo de modernização tecnológica e científica ocorrido no campo, ampliando as relações entre agricultura e indústria, quanto ao processo de revalorização do campo. O trabalho tem o objetivo de analisar as relações campo-cidade rural-urbano estabelecidas pelo Apiário Zumbi dos Palmares, buscando caracterizar as novas dinâmicas socioespaciais emergidas no espaço rural do Município de União dos Palmares. A metodologia da pesquisa tem caráter qualiquantitativa, baseada em estudos bibliográficos, observação de campo, aplicação de questionários com os funcionários, moradores que residem em torno da área pesquisada e entrevistas semiestruturadas para incorporação do banco de dados do trabalho. Os resultados obtidos por meio do desenvolvimento do trabalho revelam que, o Apiário Zumbi dos Palmares desenvolve um conjunto de relações no âmbito campo-cidade rural -urbano no qual, vem criando ao longo dos anos uma nova configuração territorial por meio de uma dinâmica que se desenvolve de forma dialética no espaço rural palmarino. Diante disso, esse trabalho mostra-se ser muito relevante para o campo da ciência geográfica na perspectiva do estudo da relação campo-cidade rural e urbano.
Referências
BIAZZO, Pedro P. Campo e rural, cidade e urbano: distinções necessárias para uma perspectiva crítica em geografia agrária. In: IV ENGRP, São Paulo. Anais [...], São Paulo: FFLCH/USP, p. 132-150, 2008.
CANDIOTTO, Luciano Z. P. CORRÊA, Walquíria K. Ruralidades, urbanidades e a tecnicização do rural no contexto do debate cidade-campo. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, Uberlândia, v. 3, n. 5, p. 214-242, fev. 2008.
CARNEIRO, Maria J. Ruralidades: novas identidades em construção. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 53-75, out. 1998.
GOMES, I.; AMORIM NOBERTO PINTO, D. O URBANO, O PERIURBANO E O RURAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. Sociedade e Território, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 113–137, 2021. DOI: 10.21680/2177-8396.2021v33n2ID25352. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/25352. Acesso em: 5 jul. 2024.
HESPANHOL, Rosangela A. de M. Campo e cidade, rural e urbano no Brasil contemporâneo. Mercator, Fortaleza, v. 12, número especial (2), p. 103-112, set. 2013.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/uniao-dos-palmares/pesquisa/14/10193. Acesso em: 11 jun. 2024.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/uniao-dos-palmares/pesquisa/18/16459. Acesso em: 20 jan. 2023.
Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA). Ação conjunta para coibir desmatamento na APA de Murici. Disponível em: https://www2.ima.al.gov.br/acao-conjunta-para-coibir-desmatamento-na-apa-de-murici/.
MORAES, C. S. Estudo comparativo de diferentes extrações de própolis dos grupos 12 e 13 e suas atividades biológicas. 2007. 131f. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) – Centro de Ciência e Alimento, Universidade Estadual de Campinas, 2007.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NEGRI, T. B. Caracterização do Espaço Periurbano e Análise de Suas Particularidades No Município De Regente Feijó/SP. Geoingá, v. 15, n. 2, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Geoinga/article/view/65596. Acesso em: 21 de junho de 2024.
PEREIRA, A. dos S. Análise das tendências de aplicação do conceito de periurbano. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 287–304, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4345. Acesso em: 21 jun. 2024.
RUA, João. A ressignificação do rural e as relações cidade-campo: uma contribuição geográfica. Revista da ANPEGE, Fortaleza, n. 2, ano 2, p. 45-66, 2005.
RUA, João. Urbanidades no rural: o devir de novas territorialidades. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 82-106, fev. 2006.
SANTOS, Clélio Cristiano dos. Transformações das relações rural-urbano desencadeadas por grandes empreendimentos hidrelétricos: reflexões a partir de Petrolândia – PE. 2019. 271 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. 1. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: EDUSP, [2002] 2008.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, [1996] 2009.
SEBRAE. Própolis vermelha. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/origens/propolis-vermelha,51d056a849ff7710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 18 maio 2024.
SILVA, F. A. da; SOUSA, R. O processo de urbanização de União dos Palmares-AL e a diversificação/fragmentação recente de sua economia urbana. Sociedade e Território, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 80–101, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3518. Acesso em: 15 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.