Caracterização espaço-temporal da chuva como subsídio à análise de episódios de enchentes no município de Angra dos Reis, RJ

Autores

  • Carla Maciel Salgado
  • Maria Naíse de Oliveira Peixoto
  • Josilda Rodrigues da Silva de Moura

Resumo

Todos os anos há registros de inundações de diferentes proporções ocorrendo no município de Angra dos Reis, RJ. O presente trabalho analisa dados de precipitação de várias estações pluviométricas na região e de vazão do principal rio do município (rio Mambucaba), com vistas a um melhor dimensionamento das condições que levam a episódios de enchentes. Verificou-se que as características dos eventos chuvosos (quantidade, dias consecutivos de chuva, freqüência) que elevam a vazão do rio Mambucaba para acima de 50m3/s, resultam em alagamento de alguns pontos ou em enchentes de maiores proporções. A conjugação das informações sobre enchentes da Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis com os dados diários de vazão e pluviosidade permitiu observar, ainda, que a maré cheia também contribui para a formação de enchentes, mesmo que a vazão do rio Mambucaba não tenha alcançado 50m3/s.

Biografia do Autor

Carla Maciel Salgado

Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1989) , mestrado (1996) e doutorado (2004) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, enfocando Geomorfologia do Quaternário e Dinâmica de Erosão. Atualmente é Professora Adjunta da UERJ.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maria Naíse de Oliveira Peixoto

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) , mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) . Atualmente é Professor assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Josilda Rodrigues da Silva de Moura

Janeiro (1979) e doutora em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Na UFRJ é coordenadora do Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno (NEQUAT) e do Grupo de Estudos da |Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro (GEOESTE), atuando também no LAboratório de Desenvolvimento Sustentável e Cidadania (LADEC). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos