Geração de critérios para o processo decisório na aplicação das técnicas de geoprocessamento

Autores

  • Paulo Roberto Fitz UNILASALLE
  • Francisco Carlos Bragança de Souza

Resumo

O uso de SIGs e das técnicas de geoprocessamento têm possibilitado aplicações nas mais diversas áreas. As Metodologias Multicritério em Apoio à Decisão (MCDA – Multicriteria Decision Aided), fornecem subsídios para o estabelecimento de critérios adequados tanto qualitativa quanto quantativamente para procedimentos nestes aspectos. Este trabalho pretende realizar uma apreciação geral de pesquisa confeccionada, relativa a um estudo de caso, a fim de estender as conclusões da mesma e apresentar as MCDA como alternativas viáveis para o estabelecimento de critérios utilizados em dados geoprocessados.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Fitz, UNILASALLE

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto do Centro Universitário La Salle.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Francisco Carlos Bragança de Souza

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) , mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos