Aspectos granulométricos dos sedimentos siliciclásticos do sistema praia - duna frontal da folha Sombrio, sul do estado de Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Ulisses Rocha de Oliveira FURG

Resumo

Neste trabalho são apresentadas as características granulométricas dos sedimentos siliciclásticos do sistema praia-duna frontal referente à área da folha Sombrio, sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, bem como características morfológicas e hidrodinâmicas associadas. Ao longo dos 24 km de praia foi detectada uma homogeneidade quanto às principais características granulométricas, cujos sedimentos são quartzosos, com diâmetro médio areia fina, bem selecionada e assimetria positiva, tanto na praia como na duna frontal. Algumas heterogeneidades foram observadas na granulometria e também na morfologia e hidrodinâmica da área tais como: uma maior freqüência granulométrica na fração 2,5 phi na praia e nas frações 2,5 phi e 3 phi na duna frontal; variações na largura da praia e distribuição dos sangradouros. Através da observação de fotografias aéreas e medidas obtidas em campo, pode-se classificar a praia como dissipativa, constituída de areias finas, baixa declividade e presença de múltiplos bancos, dominada pela alta energia de onda. As características da praia atual, como sucessão de bancos e cavas com várias linhas de quebra de onda, canais de drenagem (sangradouros) em direção à praia e granulometria areia fina, bem selecionada, mostraram-se fortemente influenciadas pelo sistema deposicional do tipo barreira regressiva holocênica adjacente.

Biografia do Autor

Ulisses Rocha de Oliveira, FURG

Graduação em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande em 2001, fez mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, concluído em 2004. Atualmente é Professor Assistente do curso de graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e faz doutorado em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos