Análise morfométrica e de textura superficial de grãos utilizada na identificação de litofácies eólica e de dissipação em rampa arenosa/dissipação: o caso da Praia Mole (Ilha de Santa Catarina)

Autores

  • Julio César Paisani UNIOESTE - São Francisco Beltrão

Resumo

Este artigo exibe resultados do uso da análise morfométrica e textura superficial de grãos no reconhecimento de litofácies eólicas e de dissipação, em camadas de rampa arenosa/dissipação desenvolvida durante o último período glacial no Balneário Praia Mole - Ilha de Santa Catarina. A esfericidade dos grãos mostrou pouca variação, não sendo parâmetro significativo na diferenciação entre sedimentos eólicos (maturos) e sedimentos de encosta (imaturos). O arredondamento expressou certo grau de maturidade dos grãos, sobretudo na identificação das frações granulométricas correspondentes à mistura de grãos eólicos com grãos de encosta. A textura superficial é a propriedade que mais auxiliou na distinção de litofácies eólica e de dissipação, permitindo definir frações granulométricas exclusivamente eólica e de encosta (dissipação).

Biografia do Autor

Julio César Paisani, UNIOESTE - São Francisco Beltrão

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). <p>Mais informações: <a href= "http://lattes.cnpq.br/1104080942110403" target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.</a>

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos