Dois dedos de prosa sobre "O Capital"

Autores

  • Idaleto Malvezzi Aued UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

Como professor da Teoria Marxista, há vários anos venho
preocupando-me em oferecer aos estudantes de Karl Marx,
fundamentalmente da sua obra – O Capital - elementos que os acompanhem em todos os momentos de sua investigação e que facilitem a compreensão dessa teoria.
O materialismo-dialético está presente nas formulações
desenvolvidas neste trabalho como teoria do conhecimento, e sou levado a evidenciá-lo, haja vista que é uma das  ingularidades da obra de Karl Marx. Outro elemento que também marca este trabalho é que ele adota, como parâmetro principal de análise, o marxismo como crítica da Economia Política, e não como continuador desta Economia. Isto significa que se adotará para esta discussão, como conteúdo central, o subtítulo da obra O Capital, que é a “Crítica da Economia Política”, razão pela qual se busca evidenciar as diferenças entre as relações mercantis e as relações capitalistas no modo de produção capitalista.

Biografia do Autor

Idaleto Malvezzi Aued, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1972), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1980), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) e Pós-doutorado em Sociologia Pela Unesp - Araraquara - (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. <p>Mais informações: <a href= "http://lattes.cnpq.br/1340407083635969" target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.</a>

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos