O Comércio no Sul do Brasil

Autores

  • José Messias Bastos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo

Atraves da anélise da estrutura comercial do Sul do Brasil,
percebe-se, de forma clara, não só a hegemonia dos capitais
regionais no controle dos empreendimentos dos principais setores
do comércio, como também o dinamismo muito forte das redes de
lojas em termos de produtividade, crescimento e modernização. 0
espirito empreendedor dos empresários originários das áreas de
pequena produção mercantil e, por conseguinte, as disputas
inerentes ao desenvolvimento de milltiplas iniciativas, nascidas
num ambiente de extrema concorrência, estão na raiz do
extraordinirio desempenho do capitalismo comercial desta singular
formação sócio-espacial.

Biografia do Autor

José Messias Bastos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980),Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento, Comércio e Serviços, Indústria, Urbanização e Formação Sócio-Espacial.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos