A PERSPECTIVA DO DESENVOLVINIENTO SUSTENTAVEL PARA A CIDADE DE PALHOCA (SC)

Autores

  • Alberto Enrique Villaverde UFSC
  • Cesar Augusto Villaverde UFSC

Resumo

0 presente trabalho discute a problemática ambiental urbana do município de Palhoca (Santa Catarina, Brasil) e sugere metodos de aproximação para o desenvolvimento sustentável.
A questão urbana é analisada de uma forma geral, a partir da crise ambiental na America Latina, resultado do modelo de desenvolvimento adotado para recuperação do atraso em relação aos paises desenvolvidos, e de uma forma especifica, a partir das estratégias de planejamento locais.
Palhoca é integrante da região metropolitana de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. 0 municipio, que tern 76% do seu território em área de preservação permanente, apresenta a 5! maior taxa de crescimento populacional do Estado e uma taxa de urbanização de 96,14%. A questão urbana em Palhoça se transforma num problema ambiental, em fturcao do seu crescimento acelerado e do assentamento em area corn ecossistemas frágeis.
Identificando essas caracteristicas do problema e buscando perspectivas do municipio pars aproximar-se do desenvolvimento sustentável, são analisados o Plano Basic° Ecológico-Econômico, para a região da Grande Florianópolis; o Plano Estrategico do Municipio (PEP), e o Plano Diretor do Municipio.
Discute-se a relacio do municipio com os fatores da natureza, como seria uma nova concepcio da relacio dos setores da economia com o desafio da reestruturacio sOcio-ambiental,como reverter a situacio da conformação tipológica do desenvolvimento urbano, e sua relacio entre demografia e
migracio. E, por ultimo, como seriam as partes integrantes do Plano Diretor com visão de sustentabilidade.

Biografia do Autor

Alberto Enrique Villaverde, UFSC

Pós-Graduaçao em Engenharia Ambiental / UFSC

Cesar Augusto Villaverde, UFSC

Pós Graduação em Engenharia Ambiental / UFSC

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos