A internacionalização do mercado brasileiro de derivados lácteos – análises sobre a atuação de oligopólios, oligopsônios e Trade Company

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p260

Resumo

O trabalho em questão apresenta uma análise sobre a influência criada pelas Trade Company no mercado nacional de leite e derivados lácteos, promovendo por meio da oferta, a regulação dos preços destes produtos no mercado e assim desdobrando flutuações nos preços praticados por toda a cadeia produtiva do leite – CPL. Ainda busca destacar que a variação dos preços internacionais ainda estabelece comportamento cíclico nos volumes de importação/exportação, criando condições ideais para que grandes empresas nacionais e multinacionais possam condicionar os preços praticados principalmente para elos frágeis do processo, neste caso o produtor rural, que tem a cotação de sua mercadoria mais relacionada por aspectos internacionais do mercado do que pela sazonalidade do volume de produção condicionados pelos elementos naturais ou estruturais regionais de cada região do Brasil.

Biografia do Autor

Pablo Jonas Camilo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Referências

BALESTRO Moisés Villamil; LOURENÇO Luiz Carlos de Brito. Notas para uma análise da financeirização do agronegócio Além da volatilidade dos preços das commodities. IN O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola. Antônio Márcio Buainain, Eliseu Alves, José Maria da Silveira, Zander Navarro, editores técnicos. – Brasília, DF: Embrapa, 2014.

FAEP. Potencial de escoamento da produção agropecuária paranaense. Publicado em Destaques, pecuária do leite em 10/07/2017. Disponível em:

http://www.sistemafaep.org.br/servico/potencial-de-escoamento-da-producao-agropecuaria-paranaense

GONÇALVES. José Sidney. Agricultura sob a égide do capital financeiro: passo rumo ao aprofundamento do desenvolvimento dos agronegócios. In: Informações econômicas, São Paulo. v. 35. n. 4, 2005.

CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. ESALQ/USP. Boletins do Leite. Várias edições (2014/15). Disponível em: http://cepea.esalq.usp.br/leite/

ZOCCAL Rosângela. Conjuntura atual da produção de leite no mundo. Reportagem exibida em: 13 de dezembro de 2016. Acessado em 12/09/17. Disponível em: http://www.baldebranco.com.br/conjuntura-atual-da-producao-de-leite-no-mundo/

MEDEIROS, Marlon. Estado, capital financeiro e agricultura no Brasil atual. XI Encontro nacional da AMPEGE - A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. Anais do evento. 9 a 12 de outubro de 2015.

CPI DO LEITE. Relatório final proposta de fiscalização e controle nº 63/2001. deputado /Moacir Micheletti - relator. Acesso em 17/01/2019. Disponível em: /http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=ACFB8AE65A48C8A329B2F23B253DB3C5.proposicoesWebExterno2?codteor=161203&filename=Tramitacao-PFC+63/2001

FILHO, Rafael. Como funcionam os leilões de lácteos da plataforma Global Dairy trade (GDT)? Reportagem exibida no canal eletrônico Scot Consultoria. Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013. Disponível em: www.scotconsultoria.com.br.

GRAZIANO da SILVA, JOSÉ. Modernização dolorosa – estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. Zahar Editores, Rio de Janeiro 1982.

Downloads

Publicado

2019-05-07

Edição

Seção

Artigos