Portos do agronegócio e produção territorial da cidade de Itaituba, na Amazônia Paraense
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p356Resumo
O Brasil, na primeira década do século XXI, foi um dos principais países do mundo com significativas canalizações (destinos) de investimentos estrangeiros e especulativos, ligados, sobretudo, ao agronegócio; e, que penetraram em diversas regiões do território nacional. A Amazônia foi uma das regiões que mais foi canalizado esses “investimentos”; imprimidos como um projeto político hegemônico de desenvolvimento do agronegócio, de construção de um espaço de expansão agrícola e de fluidez territorial. O Oeste do Pará constitui um dos espaços de materialização dessa política escalar hegemônica, com planejamentos e a construção de projetos de infraestrutura, cujos complexos portuários são as maiores fontes materializadas. Assim, o objetivo do artigo é analisar a territorialização do agronegócio e as transformações territoriais resultantes da produção dos complexos portuários no município e na cidade de Itaituba, oeste do estado do Pará, a partir dos anos de 2013.
Referências
AGUIAR, D. A geopolítica de infraestrutura da China na América do Sul: um estudo a partir do caso do Tapajós na Amazônia brasileira. Rio de Janeiro: Actionaid/FASE, 2017.
ALEXANDER, N. Investimento em infraestrutura e Parcerias Público-Privadas. Heinrich Böll Stiftung, 2016. Disponível em: <https://www.boell.de/en/2016/12/15/infrastructure-investment-and-public-private-partnerships>. Acesso em: 15 dez. 2018.
ALMEIDA, A. W. B. Terras tradicionalmente ocupadas – Processos de territorialização e movimentos sociais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 6, n. 1, p. 9-15, 2004.
ALMEIDA, A. W. B. Territórios e territorialidades específicas na Amazônia: entre a "proteção" e o "protecionismo". Caderno CRH, v.25, n.64, p.63-72, 2012.
BEBBINGTON, A. J. et al. Resource extraction and infrastructure threaten forest cover and community rights. Proceedings Of The National Academy Of Sciences of the United States of America, v. 1, p. 1-10, 2018.
CASTRO, E. A Amazônia e seu lugar central na Integração Sul-Americana. In: NASCIMENTO, D. M. (Org.). Relações Internacionais e Defesa na Amazônia. Belém: NAEA; UFPA, 2008. p.21-45.
CASTRO, E. Expansão da fronteira, megaprojetos de infraestrutura e integração sulamericana. Caderno CRH, v. 23, n. 64, p. 45-61, 2012.
CASTRO, E. Política nacional de infraestrutura para a Amazônia
renovação de práticas coloniais e desenvolvimentistas. In: ARAGÓN, L. E.; STAEVIE, P. M. (Org.). Desenvolvimento, Integração e Conservação da Pan-Amazônia. Belém: NAEA, 2016. p. 241-256.
CHESNAIS, F. Finance capital today: corporations and banks in the lasting global slump. Boston: Brill Academic Pub, 2016.
CHESNAIS, F. As dimensões financeiras do impasse do capitalismo. Revista Movimento, 2018. Disponível em: <https://movimentorevista.com.br/2018/03/as-dimensoes-financeiras-do-impasse-do-capitalismo-mundializacao-do-capital-chesnais/>. Acesso em: 15 nov. 2018.
HARVEY, D. Spaces of Capital - Towards a Critical Geography. Nova Iorque: Routledge, 2001.
HARVEY, D. O novo imperalismo: acumulação por espoliação. Socialist Register, v. 40, n.1, p. 95- 126, 2004.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005a.
HARVEY, D. O “novo imperialismo”: ajustes espaço-temporais e acumulação por desapossamento. Revista Lutas Sociais, v. 13, n.1, p.9-21, 2005b.
HARVEY, D. A urbanização e as crises. A urbanização e as crises. Pós, v. 19, n. 32, p. 10-24, 2012.
HARVEY, D. Os limites do Capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
HARVEY, D. A loucura da Razão Econômica: Marx e o Capital no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2018.
HELD, T. M. R. Quilombo Mata Cavalo: os conflitos agrários e a violação do direito humano ao território étnico em Nossa Senhora do Livramento-MT. Aceno, v. 4, n. 8, p. 68-81, 2017.
IORIS, A. A. R. The Politics of agribusiness and the business of sustainability. Sustainability, v.10, n. 5, p. 1-21, 2018.
KUIJPERS, K. Holandeses apoiam megaprojeto para transporte de soja, implicando enorme risco para a Amazônia. Disponível em: <https://pt.mongabay.com/2018/08/holandeses-apoiam-megaprojeto-transporte-soja-implicando-enorme-risco-amazonia/>
OLIVEIRA, A. U. A mundialização do capital e a crise do neoliberalismo: o lugar mundial da agricultura brasileira. GEOUSP, v. 19, n. 2, p. 228–244, 2015.
POULANTZAS, N. O Estado capitalista: uma resposta a Miliband e Laclau. Crítica Marxista, n.27, p.105-127, 2008.
ROCHA, C. H.; BRITTO, P. A. P.; UDERMAN, S. Abertura de capital e governança corporativa no setor portuário brasileiro. Revista de Governança Corporativa, v. 3, p. 1-23, 2016.
RODRIGUES, J. C. O Estado a contrapelo: lógica, estratégias e efeitos de complexos portuários no oeste do Pará. 383 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2018a.
RODRIGUES, J. C. O Arco Norte e as políticas públicas portuárias para o Oeste do estado do Pará (Itaituba e Rurópolis): apresentação, debate e articulações. Revista NERA (UNESP), v. 21, n. 42, p. 202-228, 2018b.
RODRIGUES, J. C.; RODRIGUES, J. A produção de complexos portuários no município de Itaituba, Oeste do Pará: lógicas e contradições das políticas públicas. Caminhos de Geografia, v. 16, n. 56, p. 1-21, 2015a.
RODRIGUES, J. C.; RODRIGUES, J. C. Política Pública Portuária e ajuste fiscal de 2015 no Brasil. Espacios (Caracas), v. 36, n. 22, p. 1-20, 2015b.
RODRIGUES, J. C.; RODRIGUES, J. C. Política territorial no Oeste do Estado do Pará: identificação, análise e relação da política pública portuária do município de Itaituba. Revista Geográfica Acadêmica, v. 10, n. 1, p. 27-43, 2016.
RODRIGUES, J. C.; RODRIGUES, J. C.; CASTRO, E. M. R. Transporte hidroviário, portos e terminais interiores na Amazônia brasileira: uma análise sobre seus papéis na política pública territorial. Geo UERJ, v. 1, n. 25, p. 115-137, 2014.
SANTOS, R. S. O processo de territorialização das empresas multinacionais nos países subdesenvolvidos. Produção Acadêmica (UFT), v. 05, p. 49-62, 2015.
SOUZA, J. G. M.; ROCHA, C. H.; SOUZA, J. C. F. Portos marítimos, bônus de receita de arrendamentos portuários e criação de valor: uma abordagem financeira. Revista Ingeniería Industrial, v. 14, p. 43-58, 2015.
WEGNER, R. C.; FERNANDES, M. P. The Amazon and the internationalisation of chinese companies. Contexto Internacional, v. 40, n. 2, p. 361-385, 2018.
ZACARDI, D. M.; PONTE, S. C. S.; SILVA, Á. J. S. Caracterização da pesca e perfil dos pescadores artesanais de uma comunidade às margens do Rio Tapajós, Estado do Pará. Amazônia: Ci. & Desenv., v. 10, n. 19, p. 129-148, 2014.
ZHOURI, A. Desenvolvimento Fast Track: desafios para os antropólogos. In: LIMA, A. C. S. L. e t al (Orgs.). A antropologia e a esfera pública no Brasil. Rio de Janeiro: ABA E-papers, 2018. p. 145-157.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.