Produtor familiar x Agronegócio canavieiro: impactos do cultivo da cana na produção do bicho da seda em Mirante do Paranapanema-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p623

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os desafios do produtor rural familiar hoje especialmente em regiões dominadas pelo agronegócio canavieiro. O trabalho traz as consequências ambientais do cultivo da cana na região do Pontal do Paranapanema, discutindo a prática da pulverização aérea nos canaviais, utilizadas pelas agroindústrias. Foi realizado o trabalho de campo junto aos produtores familiares de “São Bento III” em Mirante do Paranapanema, de maio a junho de 2016, a coleta de dados se deu através de questionários e entrevistas (relatos orais). A pesquisa de campo possibilitou notar que a chegada das unidades canavieiras para o Pontal do Paranapanema também tem trazido uma série de problemas para cidades/municípios da região e para a população em geral. Entre os quais, podem ser mencionados os impactos na saúde pública dos municípios, efeitos no meio ambiente em especial destacamos a morte das amoreiras no entorno do cultivo da cana e por consequência do cultivo do bicho da seda.

Biografia do Autor

Alba Regina Azevedo Arana, UNOESTE

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Diretora da FACLEPP- Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente- UNOESTE onde atua também como professora titular na graduação e na Pós graduação . Possui 2 livros publicados. Organizou 14 eventos no Brasil. Orientou 63 trabalhos de iniciação científica, 36 trabalhos de especialização em Gestão Ambiental e 22 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Turismo, Geografia, Educação e Administração. Participou de 15 bancas de doutorado e mestrado. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária é ainda professora de Metodologia de Pesquisa na graduação em Administração de Empresas, Pedagogia, Gestão de Negócios e Turismo. É coordenadora do curso de especialização "Lato Sensu" em Gestão Ambiental, MBA em Gestão estratégica de Pessoas e Pedagogia Empresarial. Em suas atividades profissionais interagiu com 9 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Estratégias, Iniciação Científica, papel do professor, políticas públicas, Educação, Educação ambiental, resíduos sólidos, pesquisa em sala de aula, desenvolvimento regional, Gerenciamento e Turismo.Ganhandora do Premio Universidade Solidária 13 edição 2010. Possui pesquisa centrada na questão dos Resíduos Sólidos e na gestão ambiental.

Maíra Rodrigues Uliana, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP / Botucatu (2005), mestrado em Agronomia - Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP / Botucatu (2009) e doutorado em Agronomia - Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP / Botucatu (2013), com período sanduíche na Universidade do Minho (UMINHO), em Braga, Portugal (Bolsista ERASMUS MUNDUS). Atualmente é professora da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) no Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

Cintia Ramos Lopes Evangelista, Toledo Prudente Centro Universitário

Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista ? UNOESTE. Especialista em Gerência Contábil, Financeira e Auditoria pelo Centro Universitário Católico Auxilium (2010). Especialização em Gestão de Pessoas com Ênfase em Treinamento e Desenvolvimento pela Unoeste. Graduação em Administração pelo Centro Universitário Católico

Referências

ANTUNIASSI, U. R. Tecnologia de aplicação de defensivos na cultura da soja. Boletim de Pesquisa de Soja Fundação Mato Grosso, Rondonópolis, v. 11, p. 199-216, 2007.

ANDRIETTA, A.J. Reforma agrária no estado de São Paulo: após duas décadas, sucesso ou fracasso? Instituto de Economia Agrícola, São Paulo, p.1-5, 2013.

BALTAR, Claudia S.; BALTAR, Ronaldo. Caminhos da seda no Paraná: a convergência de diferentes processos migratórios na expansão da sericicultura de São Paulo até o Vale da Seda (PR) In. VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais,

ABEP, realizado em Foz de Iguaçu-PR – Brasil, de 17 a 22 de outubro de 2016.

http://www.abep.org.br/xxencontro/files/paper/1176-1047.pdf

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. A agricultura familiar no Brasil. Brasília, 1998.

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei do Senado n° 541, de 2015.

https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/122747/pdf

BERGAMASCO, S. M. P. P; NORDER, L. A. C.; et.all. A diversidade dos impactos locais e regionais dos assentamentos rurais em São Paulo. In: MEDEIROS, L. S. de.; LEITE, S. (orgs.) Assentamentos Rurais: mudança social e dinâmica regional. São Paulo: Mauad, 2004. p.97-140.

BEZERRA, J. P. P. Planejamento Ambiental da bacia Hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio – Mirante do Paranapanema (SP). 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente-SP.

BONINI, J. V. Tecnologia de aplicação de fungicidas na cultura da soja. 2003. 63 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.

BRASLAVSKY, M.E. et al. Working out base silkworm selection programs in Ukraine. In: CONGRESSO DA COMISSÃO SERICÍCOLA INTERNACIONAL, 17., 1997, Londrina. Anais.. Londrina : Governo do Estado do Paraná, 1997. Seção 2, p.147.

CAMARGO, A. M. M. P. de et al. Dinâmica e tendência da expansão da cana-de-açúcar sobre as demais atividades agropecuárias, Estado de São Paulo, 2001-2006. nformações Econômicas, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 47-66, mar.2008.

CATI Projeto lupa: censo agropecuário 1996. Campinas. CATI. 1997. Disponível em:

http://www.cati.sp.gov.br/serviços/lupa/estado.htm. Acesso em: 20 de outubro de 2003.

COELHO, S. T.; LORA, B. A.; MONTEIRO, M. B. C. A. A expansão da cultura canavieira no Estado de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO - CBPE, 6., 2008, Salvador (BA). Anais... Salvador: CBPE, 2008.

FERREIRA JÚNIOR, Antonio Carlos; HESPANHOL, Antonio Nivaldo. A cana-de-açúcar nos assentamentos rurais Santa Terezinha da Alcídia da Gata no município de Teodoro Sampaio – SP. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA, 2., 20-22 de junho de 2006, Uberlândia – MG. Anais..

Disponível em:<http://w3.ufsm.br/engrup/iiengrup/pdf/t02.pdf> Acesso em: 08 jan. 2017

FRANCISCO, F.C. Análise Ambiental e Consequências do desmatamento no Município de Presidente Prudente no Período de 1917 a 1986. Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 1989. il. Dissertação (Biogeografia).

FERNANDES, Bernardo Mançano. Espacialização e territorialização da luta pela terra: a formação do MST –Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Estado de São Paulo. 218 f. Dissertação (Mestrado) –Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo. 1994

FUNDAÇÃO ITESP. Fundação Itesp: sua história e realizações. Evolução das políticas agrária e fundiária no Estado de São Paulo. São Paulo: ITESP, 2013.

GONÇALVES, D. B.; FERRAZ, J. M. G.; SZMRECSÁNYI, T. Agroindústria e meio ambiente. In: ALVES, F. et al Org.). Certificação socioambiental para a Agricultura: desafios para o setor sucroalcooleiro. Piracicaba (SP): Imaflora; São Carlos (SP): Edufscar, 2008

HESPANHOL, R.A.M. Implantação de Assentamentos Rurais e as Alterações no Município de Euclides da Cunha Paulista. in: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. Anais. 10. Recife. 1996. Vol 1 p.550-551.

ITESP. INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Retrato da Terra-1997- Perfil Socioeconômico dos Assentamentos do Estado de São Paulo, 2013.

ITESP. INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível em

http:// www.institutodeterrasdesãopaulo.gov.br acesso 05/Nov 2006

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Banco de dados e Anuário Estatístico, 2006

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM, 2017

https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/agricultura-e-pecuaria/9107

IEA- Instituto de Economia Agrícola. Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, 2018 http://ciagri.iea.sp.gov.br

LANGOWSKI, E. Queima da cana: uma prática usada e abusada. Cianorte, maio de 2007. Disponível em: Acesso em: 23/07/2007

LANZOTTI, R.L. Uma Análise energética do setor sucroalcooleiro. Disponível em:

<http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/3965414.html>. 10/09/2007

LEITE, J. F. A Ocupação do Pontal do Paranapanema. Presidente Prudente. Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais, 1981. 256p. il. Tese (Livre Docência em Geog. Reg.).

MAROCHI, A. I.; SCHMIDT, W. Plantio direto na palha: tecnologia de aplicação de

Scorpion no sistema. Castro: Fundação ABC/ Dow Agrosciences, 1996. 43 p.

KRISHNASWAMI, S. et al. Sericulture manual 2-silkworm rearing. Rome : Food and Agriculture Organization of the United Nations, 1979

HANADA, Y.; WATANABE, J.K. Manual de criação do bicho-da-seda. Curitiba: Cocamar, 1986.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Trabalhando juntos pela saúde / Organização Mundial da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2007. 210 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde).

OKINO, I. Manual de sericicultura. Bauru: DIRA/CATI, 1982. 80p

PASSOS, M.M. dos O Pontal do Paranapanema: um estudo de geografia física global. 1988. Tese (Doutorado) - São Paulo: FFLCH-Universidade de São Paulo, 1988.

PIRES, Gabriel L. S. e BARBATTO, Silvio M. Abordagem jurídica da inadequada aplicação de agrotóxico por aviões na atividade sucroalcooleira: experiência do GAEMA. Revista Jurídica ESMP-SP, v.9, 2016: 119-142

http://www.esmp.sp.gov.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/viewFile/296/157

PORTO, A.J. Sericicultura no estado de São Paulo. Boletim Indústr. Anim., Nova Odessa, volume 71, no.3, p.291-302, 2014. (Revisão bibliográfica).

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de, Variações sobre a técnica do gravador no registro da informação viva. Biblioteca básica de Ciências Sociais. Série 2. Textos, v.7.1991.

RAMOS, H. H. Tecnologia de aplicação de agrotóxicos. Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 25, p. 275-283, 2000. Suplemento.

SCHRÖDER, E. P. Avaliação de deriva e deposição de pulverizações aeroagrícolas na região sul do Rio Grande do Sul. Dissertação de mestrado em Agronomia. Pelotas: UFPel, 1996. 68p

SOUZA, V. F. Acampar, assentar e organizar: relações sociais constitutivas de capital social em assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas

SOUZA, L. 2007. Localização e perfil do Pontal do Paranapanema. Disponível em: <http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1593100>. Acesso em: 24 jan. 2015

SOBREIRO FILHO, José. LUTA PELA TERRA NO PONTAL DO PARANAPANEMA: HISTÓRIA E ATUALIDADE. Revista GEOGRAFIA em Questão. V.05, N. 01, 2012 pág. 83-114.

https://www.researchgate.net/publication/280050741_A_LUTA_PELA_TERRA_NO_PONTAL_DO_PARANAPANEMA_HISTORIA_E_ATUALIDADE [accessed May 14 2018].

SILVA, J.C. Cresce presença do eucalipto no Brasil. Revista da Madeira, n. 92, 2005

TAKAHASHI, R.; TAKAHASHI, M.K.; TAKAHASHI, L.S. Sericicultura: uma promissora exploração agropecuária. 1. ed. Jaboticabal: Funep, 2009

TSUNECHIRO, A.; COELHO, P.J.; CASER, D.V.; AMARAL, A.M.P.; MARTINS, V.A.; VITOUSEK et al. Human domination of earth’s ecosystems. Science. V.227, 25 July, 1997. p.494-499.

Downloads

Publicado

2019-05-07

Edição

Seção

Artigos