CEJAX - Centro de Educação de Jovens e Adultos de Xaxim-SC: o espaço de alienação para a resistência ou resistência para a alienação no contexto do trabalho na agroindústria

Autores

  • Valdir Skrzypczak Secretaria Municipal de Educação de Xaxim-SC http://orcid.org/0000-0002-1321-8303
  • Luiz Paulo Monteiro Secretaria Municipal de Educação de Xaxim-SC
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Carmen Rejane Flores Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n74p351

Resumo

O objetivo do texto é compreender a escolarização/(des)qualificação dos trabalhadores do campo e da cidade, com a chegada dos complexos agroindustriais na região Oeste de Santa Catarina, a partir da educação formal de Jovens e Adultos, voltada para a formação simples e parcial dos trabalhadores. A região possui relação de dependência com grandes agroindústrias, como a Brasil Foods (BRF), a Aurora e a Diplomata Industrial e Comercial Ltda. Os trabalhadores do campo e da cidade, vivenciam uma relação dialética de (des)qualificação, frente ao capital agroindustrial. O texto relatado se utiliza do método do materialismo dialético, no qual capital e trabalho não estão separados, mas unidos dialeticamente na produção capitalista. A área de estudo compreende o município de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, caracterizado pela presença de uma agroindústria de aves, além de um significativo setor de comércio e serviços, voltado para atender, em sua maioria, as necessidades do capital agroindustrial.

Biografia do Autor

Valdir Skrzypczak, Secretaria Municipal de Educação de Xaxim-SC

Possui graduação em Geografia - Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó (2005). Pós-Graduação em nível de especialização em Geografia e Gestão Ambiental Municipal e Regional pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó (2006). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - campus de Francisco Beltrão (2013). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professor efetivo da rede pública municipal de ensino, na cidade de Xaxim (SC). Atua na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental II - séries finais. Membro do ENGEO - Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas de Geografia, número do Grupo 34953/2011, cadastrado junto a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Luiz Paulo Monteiro, Secretaria Municipal de Educação de Xaxim-SC

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005) e Especialização em Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Sustentável pela UTFPR(2007) e Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de EJA pelo IF-SC(2009). Atualmente é professor estável nas redes Municipal de Ensino de Xaxim e Estadual de Ensino de SC. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - Campus de Francisco Beltrão (2017). Membro do ENGEO - Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas de Geografia, número do Grupo 34953/2011, cadastrado junto a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996), graduação em Geografia pela Universidade do Oeste Paulista (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2001), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Pós-doutorado no Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco-UFP (2009-2010). Atualmente é professora Associada C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História e Geografia, atuando principalmente nos temas: discurso, esquete, colonização, rádio, modernização, agroecologia e Educação do campo.

Carmen Rejane Flores, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Geografia Revalidação de Título no Exterior pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Geografia e Ciências do Território - Universidad de Córdoba - Espanha (2001). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, educação do campo, educação e agricultura. É  Docente permanente e pesquisadora do Programa de Pos-Graduação em Geografia da UFSM, orienta no Curso de Mestrado e Doutorado, em temas relacionados a Agricultura Familiar Camponesa, Agricultura e estratégias de produção Sustentáveis, Agroecologia, Movimentos Sociais e Educação do Campo.

Referências

ANTUNES, Caio. A educação em Mészáros: trabalho, alienação e emancipação. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel G.;CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica C. (Orgs). Por uma educação do campo. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica C. (Orgs). Reforma agrária e educação. Caros Amigos, São Paulo, ano 15, n. 53, p. 26, 2011.

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJAX). Projeto político pedagógico. Xaxim, 2012.

DUARTE, N. Luta de classes, educação e revolução. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.p. 149-166.

FALLEIROS, Ialê. Parâmetros curriculares nacionais para a educação básica e a construção de uma nova cidadania. In: NEVES, Lúcia M.W. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

FERNANDES, Bernardo Mançano; ARROYO, Miguel. A educação básica e o Movimento Social no Campo. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo, 1999.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere: volume 2. Trad. De Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais. O princípio educativo. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. V. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

JINKINGS, Ivana. Apresentação. In: MÉSZAROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.

KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino de 2° grau: o trabalho como princípio educativo. São Paulo: Cortez, 1988.

MARX, K. Manuscritos econômicos filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I. 29. ed. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

SADER, Emir. Prefácio. In. MÉSZAROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.p. 13-36.

SKRZYPCZAK, Valdir. Entrevista realizada com L. F. D. F., ex-médico da indústria Diplomata de Xaxim (SC). Xaxim, 17 de abril de 2013.

SKRZYPCZAK, Valdir. Entrevista realizada com E. M. R., trabalhadora da empresa Diplomata de Xaxim (SC). Xaxim, 07 de novembro de 2012a.

SKRZYPCZAK, Valdir. Entrevista realizada com J. F. C., trabalhadora da indústria Diplomata de Xaxim (SC). Xaxim, 29 de outubro de 2012b.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Edição

Seção

Artigos