CEJAX - Centro de la Educación Jóvenes y Aadultos de Xaxim - SC: el espacio de alienación para la resistencia /ou la resistencia para la alienación el contexto de trabajo en la agroindustria

Autores/as

  • Valdir Skrzypczak Secretaria Municipal de Educação de Xaxim-SC http://orcid.org/0000-0002-1321-8303
  • Luiz Paulo Monteiro Secretaria Municipal de Educação de Xaxim-SC
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Carmen Rejane Flores Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n74p351

Resumen

El objetivo del texto es compreeender la escolarización y cualificación de los trabajadores rurales e urbanos, con la llegado de complejos agroindustriales em la región oeste de santa catarina, con base en la educación formal de jóvenes y adultos, direcionada en la educación  simple y parcial de los trabajadores. la región de dependencia con grandes agroindustrias, como Brasil Foods (BRF), Aurora y Diplomata Industrial y Comercial Ltda. Los trabajadores rurales y urbanosexperimentan uma relación dialéctica de cualificación, em la en la comparación com el capital agroindustrial. El texto reportado usa el método del materialismo dialético, en el cual capital y el trabajo no están separados no están separados sino dialécticamente en lá produción capitalista. En área del estudio comprende el município de Xaxim –el Oeste de Santa Catarina, que tiene en su caracteristica de la presencia de una agroindustria avícola además de un importante sector de comercio e servicios, orientada a satisfacer, en su mayoria, las necesidades del capital agroindustrial.

Biografía del autor/a

Valdir Skrzypczak, Secretaria Municipal de Educação de Xaxim-SC

Possui graduação em Geografia - Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó (2005). Pós-Graduação em nível de especialização em Geografia e Gestão Ambiental Municipal e Regional pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó (2006). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - campus de Francisco Beltrão (2013). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professor efetivo da rede pública municipal de ensino, na cidade de Xaxim (SC). Atua na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental II - séries finais. Membro do ENGEO - Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas de Geografia, número do Grupo 34953/2011, cadastrado junto a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Luiz Paulo Monteiro, Secretaria Municipal de Educação de Xaxim-SC

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005) e Especialização em Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Sustentável pela UTFPR(2007) e Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de EJA pelo IF-SC(2009). Atualmente é professor estável nas redes Municipal de Ensino de Xaxim e Estadual de Ensino de SC. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - Campus de Francisco Beltrão (2017). Membro do ENGEO - Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas de Geografia, número do Grupo 34953/2011, cadastrado junto a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996), graduação em Geografia pela Universidade do Oeste Paulista (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2001), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Pós-doutorado no Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco-UFP (2009-2010). Atualmente é professora Associada C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História e Geografia, atuando principalmente nos temas: discurso, esquete, colonização, rádio, modernização, agroecologia e Educação do campo.

Carmen Rejane Flores, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Geografia Revalidação de Título no Exterior pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Geografia e Ciências do Território - Universidad de Córdoba - Espanha (2001). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, educação do campo, educação e agricultura. É  Docente permanente e pesquisadora do Programa de Pos-Graduação em Geografia da UFSM, orienta no Curso de Mestrado e Doutorado, em temas relacionados a Agricultura Familiar Camponesa, Agricultura e estratégias de produção Sustentáveis, Agroecologia, Movimentos Sociais e Educação do Campo.

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Publicado

2020-04-09

Número

Sección

Artigos