Potencial das aplicações de imagens do satélite EROS em estudos geográficos

Autores

  • Marcelo Fernando Fonseca UNICAMP
  • Lindon Fonseca Matias UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2009v24n47p131

Resumo

 

O conjunto de satélites EROS (Earth Remote Observation Satellite), de origem israelense, apresenta como característica principal uma refinada resolução espacial. As imagens obtidas por este satélite ainda são pouco conhecidas e utilizadas no Brasil. O objetivo deste artigo é apresentar as características básicas das imagens adquiridas por esse satélite, abordando algumas de suas vantagens e desvantagens em comparação a outros sensores de alta resolução espacial. Com isso pretende-se demonstrar o potencial de utilização desses dados em estudos geográficos e apresentar alguns trabalhos já desenvolvidos em território nacional e internacional com o uso dessas imagens.

Biografia do Autor

Marcelo Fernando Fonseca, UNICAMP

Cursando Doutorado (2009) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP -, possui Mestrado em Geografia (2008) na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial e Graduação em Geografia (2003) pela mesma Instituição, atuando também profissionalmente como geógrafo no segmento de consultoria. Tem experiência na área de geociências, com ênfase em análise espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia básica, geotecnologias, geoprocessamento, sistemas de informação geográfica, planejamento urbano e análise de riscos sociais e ambientais.

Lindon Fonseca Matias, UNICAMP

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP-Rio Claro (1990), mestrado em Geografia Humana (1996) e doutorado em Geografia Humana (2001) pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Geografia, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente no tema: Geotecnologias aplicadas à gestão do território.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos