Agroindústria familiar rural: uma estratégia para melhorar a qualidade de vida no espaço rural

Autores

  • Aline Weber Sulzbacher UFSM
  • Cesar De David UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2009v24n47p69

Resumo

 

Tradicionalmente o campo é visto como espaço atrasado, onde a população vive desconectada da sociedade dita moderna. No entanto, à medida que conquistam seu direito de participar do processo de construção de alternativas para melhorar a qualidade de vida da comunidade, tais sujeitos mostram a riqueza de suas iniciativas. Essa reflexão motivou esta pesquisa, que teve por objetivo compreender as formas de organização produtiva e as contribuições para a reafirmação e inclusão socioeconômica da agricultura familiar, promovidas com base em duas experiências de agroindústria familiar rural. Em estudos teóricos e trabalhos de campo foram colhidos dados que pudessem auxiliar a compreender o universo em foco. Como resultado, notou-se que a atividade vem contribuindo significativamente para promover a cidadania, ao gerar renda, emprego e participação na vida política municipal.

Biografia do Autor

Aline Weber Sulzbacher, UFSM

Mestrado em Extensão Rural (Conceito CAPES 4), Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil. Título: Entre a arte e a técnica: o dilema do social nas agroindústrias familiares rurais do município de Constantina/RS, Ano de Obtenção: 2009.

Cesar De David, UFSM

Maria (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Professor adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria, tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Geografia Humana, com ênfase em geografia agrária e ensino da geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: territorialidades rurais, movimentos sociais e educação popular. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Território.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos