Dilemas e perspectivas do Aeroporto Internacional de Viracopos como infra-estrutura integrada às estratégias empresariais no mercado internacional

Autores

  • Josmar Cappa PUC - Campinas
  • José Henrique Souza PUC-Campinas
  • Fernanda Patrícia Alves

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2009v24n48p67

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Economia Urbana e Regional, Transporte Aéreo, Aeroportos

Resumo

 

Este estudo analisa o Aeroporto Internacional de Viracopos como infra-estrutura de apoio logístico integrado às operações industriais de empresas instaladas no Brasil que atuam no comércio internacional. O objetivo é contribuir para o debate sobre a influência deste aeroporto. A análise conta com o referencial teórico da Economia Industrial, Estratégias de Administração e Logística Industrial, além da recuperação do papel institucional da Infraero na gestão dos aeroportos. Assim, o movimento de mercadorias no país permite entender o caráter estratégico de Viracopos. O trabalho conclui a ampliação do aeroporto em desarmonia com uma política nacional de transporte pode gerar problemas de aglomeração, redução da qualidade de vida e dificuldades para consolidar Viracopos como centro cargueiro da América Latina.

Biografia do Autor

Josmar Cappa, PUC - Campinas

Campinas desde 1987 e Doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp desde 1999. Atua como Professor e Pesquisador na Faculdade de Ciências Econômicas da PUC Campinas desde 1998. Defendeu projeto de pesquisa de Pós-Doutorado no Instituto de Geociências da Unicamp, entre 2005 e 2007, sobre desenvolvimento regional e aeroportos, tendo como objeto de estudo a Região de Campinas e o Aeroporto Internacional de Viracopos. Coordenou a Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas de 2001 a 2003. Presidiu o Conselho de Energia de Campinas de 2001 a 2003. Tem experiência na Área de Economia, com ênfases em Economia Urbana e Regional, Políticas Públicas e Gestões Estratégicas. Publicou vários artigos em jornais de grande circulação, revistas indexadas, no país e no exterior, e em congressos nacionais e internacionais.

José Henrique Souza, PUC-Campinas

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1992) e em História pela UNISO - Universidade de Sorocaba (1986). Concluiu mestrado (1997) e doutorado (2002) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da saúde, economia brasileira, economia de empresas, desenvolvimento regional e economia industrial.

Fernanda Patrícia Alves

Aluna de Graduação em Economia pela PUC Campinas

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos