As recentes transformações sócio-espaciais do litoral de Santa Catarina: o caso da Praia Brava – Itajaí-SC

Autores

  • Aílton dos Santos Júnior UNIVALI
  • Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2011v26n51p109

Resumo

 

Esse artigo busca analisar as transformações sócio-espaciais da Praia Brava – Itajaí/SC, provocadas pela expansão urbana e do turismo, nesta área limítrofe entre os municípios de Itajaí e Balneário Camboriú, nas últimas décadas. O estudo está embasado em propostas teóricas de M. Santos (1982 e 2009) e A. Cholley (1964) que favorecem a identificação de elementos naturais e humanos responsáveis por realidades concretas, definidas espacial e temporalmente. Apóia-se também nas ideias de I. Rangel acerca da evolução da formação social brasileira, expressa na teoria da dualidade (2005), associada ao desenvolvimento cíclico do sistema capitalista. A acelerada urbanização, aliada ao incremento do turismo, atraiu a atenção do capital imobiliário e de políticos locais para este espaço, gerando problemas que vêm aumentando a tensão entre as associações comunitárias e os interesses de grupos privados com influência sobre o poder público.


 

Biografia do Autor

Aílton dos Santos Júnior, UNIVALI

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Vale do Itajaí , graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Itajaí, mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2000) e doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí e professor convidado do Mestrado Profissionalizante em Políticas Públicas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia do turismo e atuando principalmente nos seguintes temas: relações comerciais; educação, geografia , material didático, expansão urbana; desenvolvimento turístico; transformação do meio ambiente e políticas públicas.

Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira, UNIVALI

Doutora em Geografia, professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Pesquisadora do CNPq

Downloads

Publicado

2012-05-24

Edição

Seção

Artigos