Desenvolvimento de plataforma para monitoramento "automatizado" de dados termo-pluviométricos.

Autores

  • Ricardo Augusto Calheiros de Miranda
  • Fernando Reiszel PEREIRA Professor Adjunto. Escola Superior de Desenho Industrial. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Lapa. Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2011v26n52p129

Resumo

 

Dada a importância do ambiente na pesquisa ambiental, o trabalho propõe como objetivo a construção de um sistema de monitoramento automatizado de dados termo-pluviométricos. O sistema proposto utiliza um microcontrolador de baixo custo e consumo de energia podendo ser utilizado como alternativa de apoio a ações futuras de cunho acadêmico e de pesquisa de monitoramento ambiental no Departamento de Geografia Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Os resultados de uma intercomparação dos dados monitorados pela estação termo-pluviométrica permitiram concluir que o sistema proposto apresenta acurácia e precisão com dados similares regularmente coletados por estação meteorológica “Davis”, e, portanto podem ser utilizados com segurança no monitoramento dessas variáveis meteorológica em futuras ações de pesquisa ambiental.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto Calheiros de Miranda

Prof. Ricardo Augusto Calheiros de Miranda (CLattes_CNPq_7641994285316447)

 

Meteorologista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ com Mestrado (MPhil) e Doutorado (PhD) na University of East Anglia (UK).

Por 25 anos exerci funções administrativas e de pesquisa junto a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) lotado no Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC). Paralelamente, como educador, atuei como Professor Titular convidado junto à Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA) no curso de mestrado de Fisiologia Vegetal e na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA) nos cursos de mestrado de Meio Ambiente e graduação dos cursos de Geografia e Agronomia.

Na UERJ, desde março de 2000, iniciei o meu vínculo no Departamento de Climatologia e Meteorologia (DCM) do Instituto de Geociências. Lá atuei nos cursos de graduação de Geografia e Oceanografia. Oriento, desde 2002, alunos da Geografia e de outros Departamentos do CTC nos programas de pós-graduação e na iniciação científica. A partir de setembro de 2006, em face de proposta de criação do Instituto de Geografia, fui requisitado e transferido para o Departamento de  Geografia Física onde leciono nos cursos de graduação, especialização e pós-graduação em Geografia. Atualmente fui eleito vice-diretor do Departamento de Geografia Física do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

 

Áreas de Atuação

 

¨     Monitoramento do Clima Urbano;

¨     Micrometeorologia;

¨ Agrometeorologia;

¨     Climatologia;

Fernando Reiszel PEREIRA, Professor Adjunto. Escola Superior de Desenho Industrial. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Lapa. Rio de Janeiro.

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em ondas ultra-sônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de meios, processamento de sinais, instrumentaçâo e automação.

Downloads

Publicado

2012-10-05

Edição

Seção

Artigos