Desafios na formação inicial do professor de Geografia: reflexões acerca da teoria e a prática

Autores

  • Francisco Otávio Landim Universidade Federal do Ceará
  • Maria Edivani Barbosa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2012v27n53p139

Resumo

 

Este estudo tem por objetivo apresentar algumas reflexões acerca da formação inicial do professor de Geografia, com base nas experiências adquiridas em Estágios Curriculares Supervisionados em Geografia I, II, III e IV. Para tanto, o embasamento metodológico foi fundamentado em trabalhos realizados por estudiosos que pesquisam a temática, com destaque para os temas formação inicial de professores e prática de ensino. Após o estudo, apresentam-se algumas propostas alternativas que visa a contribuir para o ensino-aprendizagem da Geografia escolar.

Biografia do Autor

Francisco Otávio Landim, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Maria Edivani Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira (2010.2) - Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Possui Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (1987-1991), Bacharelado (2001-2003) e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1996-2001) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2002-2004). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Histórica e Ensino de Geografia. Desenvolve trabalhos com os seguintes temas:formação de professores, prática de ensino e estágio supervisionado, geografia e ensino, espaço e memória urbana. Professora Assistente I do departamento de Geografia da UFC. Setor de Estudo: Ensino de Geografia (UFC).

Downloads

Publicado

2013-04-23

Edição

Seção

Artigos