Urbanização e produção da cidade: shopping centers na dinâmica de novas centralidades em Fortaleza-CE.

Autores

  • José Borzacchiello da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Tiago Estevam Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2012v27n53p63

Resumo

 

Presencia-se na cidade de Fortaleza, a partir da década de 1970, o processo de descentralização das atividades econômicas, diante disso, a estruturação da cidade passou a configurar-se por meio de vários núcleos de comércio e serviços. Dada à relevância da temática, nesse estudo haverá uma análise da cidade de Fortaleza, com o objetivo de entender a relação entre shopping centers e expansão urbana, a partir da formação de novas centralidades. Desse modo, com vista à concisão do texto, encontra-se sistematizado em três partes, na primeira abordar-se-á a temática centralidade e shopping centers; na segunda parte apresentar-se-á a cidade de Fortaleza e as imbricações da produção do espaço urbano e as novas centralidades. Por fim, na terceira sentença analisar-se-á o shopping na produção da cidade e a cidade na produção do shopping.

 

Palavras-chave: atividades comerciais, novas centralidades, shopping centers.

 

ABSTRACT

Since the 1970s, a process of decentralization of economic activities has been observed in the city of Fortaleza, which has resulted in the formation of a number of different commercial and service-based nuclei within the urban area. Given the importance of this theme, the present study analyzes this phenomenon with the aim of understanding the relationship between shopping malls and urban expansion, based on the formation of new nuclei. For the sake of conciseness, the text is divided into three sections. The first assesses the theme of centralization and shopping malls. The second section focuses on the city of Fortaleza and the overlap of the production of urban spaces and new centralities. Thirdly, the role of the mall in the production of the city and the city in the production of the mall will be analyzed.

 

Key words: commercial activities, new centralization, shopping malls.

 

RESUMEN

Se presencia en la ciudad de Fortaleza, a partir de la década de 1970, el proceso de descentralización de las actividades económicas, delante de eso, la estructuración de la ciudad pasó a configurarse por medio de varios núcleos de comercio y servicios. Dada la relevancia de la temática, en ese estudio habrá un análisis de la ciudad de Fortaleza, con el objetivo de entender la relación entre shopping centers y expansión urbana, a partir de la formación de nuevas centralidades. De ese modo, con vista a la costura del texto, se encuentra sistematizado en tres partes, en la primera ha de abordarse la temática centralidad y shopping centers; en la segunda parte se ha de presentar la ciudad de Fortaleza y las imbricaciones de la producción del espacio urbano y las nuevas centralidades. Por fin, en la tercera sentencia ha de analizar el shopping en la producción de la ciudad y la ciudad en la producción del shopping.

 

Palabras-Clave: actividades comerciales, nuevas centralidades, shopping centers.

Biografia do Autor

José Borzacchiello da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoramento em Geografia Humana pela Université de Paris IV - Sorbonne. Doutor e mestre em Geografia Humana pela USP. Professor do programa de pós-graduação em geografia da UFC. Coordenador da àrea de Geografia da CAPES (2008/2010). Presidente da AGB (1986-1988). Presidente da ANPEGE (2003-2005). Membro do comitê científico das revistas - TERRA LIVRE, AURORA GEOGRAPHY JOURNAL(Portugal), NORBA Revista de Geografia (Espanha), CIDADES, CONFINS, MERCATOR e GEO UERJ. Atua na área de Geografia Urbana.

Downloads

Publicado

2013-04-22

Edição

Seção

Artigos