Desafios para o planejamento no espaço periurbano de Valinhos e Campinas - bairros reforma agrária.

Autores

  • Mary Mercia Garbelini Salles
  • Laura Machado de Mello Bueno PUC Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2012v27n54p138

Resumo

 

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os espaços periurbanos. Analisaram-se as interferências ocorridas no entorno das áreas limítrofes a municípios da Região Metropolitana de Campinas – RMC, no estado de São Paulo, que se transformaram e que ainda estão em processo de grandes transformações. O referencial teórico apoiou-se em autores de Urbanismo e Turismo, além de outras disciplinas referenciais, das Ciências Sociais. A metropolização brasileira, na qual prepondera a fragilidade do planejamento territorial municipal e regional, tem produzido um espaço periurbano, diferente do subúrbio norteamericano ou dos cinturões verdes de cidades européias. Verifica-se que o espaço rural é visto como um vazio, ou uma reversa de terras disponíveis para processo de urbanização. Articulam-se interesses locais e externos, até internacionais na reconfiguração destes espaços. Para melhor compreensão deste fenômeno, selecionou-se uma localidade agrícola específica entre Valinhos e Campinas. A abordagem privilegiou o fenômeno periurbano e as possibilidades de implantar o turismo rural como beneficiador do desenvolvimento para a preservação das áreas rurais existentes. Avaliou-se tambémse há perspectiva promissora de implantação do turismo como ferramenta de alternativa econômica para o produtor rural para promover a conservação do patrimônio ambiental e cultural. A maioria dos produtores apresentou desinteresse em desenvolver qualquer atividade turística. Constatou-se ainda que políticas públicas para transformação das áreas no e do entorno rural são no momento as maiores preocupações dos produtores rurais, exigindo deles novas formas de organização sócioterritorial.

Biografia do Autor

Mary Mercia Garbelini Salles

Turismóloga. Mestre em Urbanismo do Programa de Pós Graduação em Urbanismo do CEATEC da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Laura Machado de Mello Bueno, PUC Campinas

Professora com dedicação exclusiva do CEATEC da PUC Campinas, na Faculdade de Arquietura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação em Urbanismo. Líder do Grupo de Pesquisa Água no meio urbano

Downloads

Publicado

2013-09-11

Edição

Seção

Artigos