Trabalho de campo e ensino de Geografia

Autores

  • leonardo dirceu azambuja UNIJUÍ - Universidade Regional do Nororeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2012v27n54p181

Resumo

 

Na Geografia Clássica, a observação e a descrição das formas espaciais era o resultado da realização do trabalho de campo. A renovação teórica e metodológica da Geografia qualificou este procedimento de pesquisa acrescentando neste resultado a interpretação do movimento presente nas relações socioespaciais. O trabalho de campo desenvolvido no ensino de Geografia na Educação Básica é uma atividade didática compatível com os novos paradigmas do ensino-pesquisa ou da construção social do conhecimento escolar. Refletir sobre o trabalho de campo no ensino de Geografia, considerando as mudanças na ciência e no ensino da ciência constitui o objeto do presente texto, incluindo algumas indicações de procedimentos e possibilidades para a realização didática de trabalhos de campo na escola.

Biografia do Autor

leonardo dirceu azambuja, UNIJUÍ - Universidade Regional do Nororeste do Estado do Rio Grande do Sul

Departamento de Humanidades e Educação ; geografia e ensino de geografia.

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Publicado

2013-09-11

Edição

Seção

Artigos