Mobilidade Urbana Sustentável: um ensaio sobre o conceito

Autores

  • Graziela Bohusch UFSC, Mestrado
  • Luiz Fernando Scheibe Professor Titular Aposentado do Departamento de Geociências, Voluntário junto aos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2014v29n57p157

Resumo

 

Este artigo objetiva discutir o conceito de mobilidade sustentável. Primeiramente é revisada a abordagem e interpretação que hoje é comumente dada ao tema, manifestada em grande escala por agências internacionais que têm preocupação com a questão ambiental e presente em boa parte dos programas públicos federais, estaduais e municipais.

Buscando-se aprofundar teoricamente uma definição de mobilidade sustentável, a partir da revisão de outras definições, foi necessário explorar o conceito de sustentabilidade. A partir desses elementos propôs-se um entendimento possível de mobilidade sustentável e buscou-se analisar algumas políticas públicas recentes para esse setor, com o objetivo de compreender se elas se inserem em uma lógica sustentável ou não.

Biografia do Autor

Graziela Bohusch, UFSC, Mestrado

Graduada em Geografia pela UFRGS e Pós-graduação(Mestrado) pela UFSC. Funcionária da Prefeitura de Porto Alegre, trabalha no órgão gestor de mobilidade urbana.

Downloads

Publicado

2014-10-15

Edição

Seção

Artigos