Indústria das enchentes: Impasses e desafios dos desastres socioambientais no vale do Itajaí

Autores

  • Caio Floriano dos Santos Universidade Federal do Rio Grande
  • Carmen Susana Tornquist Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maria Paula Casagrande Marimon Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2014v29n57p197

Resumo

 

Este artigo analisa a experiência de convivência das populações do Vale do Itajaí com enchentes, ao longo do último século e meio, mostrando como o processo de ocupação do território forjou situações que hoje explicam o porquê das tragédias ocasionadas pelas chuvas e enchentes. Identifica que desde o século XIX a possibilidade em carrear recursos financeiros para resolver problemas imediatos decorrentes dos processos naturais foi uma solução paliativa, encontrada pelas autoridades, cujos benefícios políticos parecem ter sido tão significativos que até hoje este tipo de solução é priorizada. A partir da memória de moradores e registros escritos, os autores concluem que se pode pensar em uma "indústria das enchentes", que se alimenta dos desastres e não envolve políticas efetivas de prevenção, onde se impõe a necessidade de rever os modelos de planejamento urbano e de uso do território, transferindo à população, notadamente a mais pobre, a responsabilidade da mitigação dos danos e perdas.

 

Biografia do Autor

Caio Floriano dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsita FAPERGS/CAPES.

Carmen Susana Tornquist, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Antropologia Social (UFSC). Docente do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - MPPT (UDESC).

Maria Paula Casagrande Marimon, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Geociências (UFRGS). Docente do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - MPPT (UDESC).

Downloads

Publicado

2014-10-15

Edição

Seção

Artigos