Geografia e Complexidade pelas diferenciações areais de Hartshorne

Autores

  • Rodrigo Dutra Gomes Instituto de Geociências da UNICAMP
  • Antonio Carlos Vitte Instituto de Geociências da UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2014v29n57p89

Resumo

 

Pretende-se dialogar algumas das proposições da Teoria da Complexidade com algumas das leituras de Hartshorne sobre o fenômeno geográfico (ontológico) e a forma de se conhecê-lo (epistemológico). Focaremos as aproximações nas noções de transformação, organizacional e complexidade. A primeira parte do artigo busca contextualizar geohistoricamente as proposições de Hartshorne e na ciência a Teoria da Complexidade. A segunda parte buscará aproximar suas considerações e a Teoria da Complexidade à partir das noções citadas. O objetivo é construir a relação Geografia e Complexidade, pelas aproximações teórico-metodológicas, a partir dos autores reconhecidos.

Biografia do Autor

Rodrigo Dutra Gomes, Instituto de Geociências da UNICAMP

Possui graduação em Geografia, Licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), é Mestre (2005) e Doutor (2010) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia em Geografia e Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem sistêmica complexa, Complexidade, epistemologia em Geografia, planejamento e diagnóstico ambiental, dinâmica da paisagem, solos, vulnerabilidade e risco à contaminação de aqüíferos, etc.

Antonio Carlos Vitte, Instituto de Geociências da UNICAMP

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é MS3.II, Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador Nível 2 CNPq. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: História e Epistemologia da Geografia, com destaque para a história e a epistemologia da Geografia Física; Relações entre a Filosofia Kantiana e Gênese da Geografia Moderna.

Downloads

Publicado

2014-10-15

Edição

Seção

Artigos