DESGASTE NOS MEANDROS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO DO NORTE: HISTÓRIA E ECONOMIA DO DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA (JOINVILLE – SC)

Autores

  • Vanilda Barbosa Galli UNIVILLE
  • Nelma Baldin UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n61p309

Resumo

Este artigo busca reconstruir a história da devastação da Mata Atlântica que, até o período colonial, rodeava o Rio do Cubatão do Norte – em Joinville (SC). O objetivo geral do estudo foi analisar como se deu, historicamente, o processo de degradação da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte (BHRCN) numa decorrência desse desmatamento. A metodologia utilizada na execução da pesquisa constou de observações e análise das informações e dados coletados por meio de entrevistas aplicadas a 12 moradores que há mais de 40 anos vivem na localidade estudada (Pirabeiraba), por onde corre o Rio do Braço, um dos maiores afluentes do Rio Cubatão do Norte. Os dados possibilitaram o resgate histórico ambiental da região. Os resultados da pesquisa poderão contribuir no desenvolvimento de ações e de políticas públicas embasadas na Educação Ambiental, promovendo, assim, qualidade de vida à população que ali vive. 

Biografia do Autor

Vanilda Barbosa Galli, UNIVILLE

PEDAGOGA (UNB) ECONOMISTA (UFAC) ESPECIALISTA EM GESTÃO PÚBLICA COM ÊNFASE EM CONTROLE EXTERNO E GESTÃO AMBIENTAL E MESTRANDA EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE.

Nelma Baldin, UNIVILLE

Graduação em História pela UFSC (1974), Mestrado em História pela UFSC (1979). Doutorado em Educação pela PUC de São Paulo – 1985. Possui Pós-Doutorado na Università Degli Studi di Bologna (Italia - 1989/1990) na área do Ensino da História (Facoltà delle Scienze della Educazione); e na Università Degli Studi di Roma "La Sapienza" (1990-1991) na área das Teorias da Educação e da História (Facoltà Delle Scienze della educazione e delle Scienze Sociale) e, na Universidade de Coimbra (2009), na área das Ciências da Educação, Políticas Sociais e Ambiente (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação). Professora da UFSC (1975 - 1991). Atualmente é professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Saúde e Meio Ambiente e do Curso de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - Univille, e professora de Metodologia de Pesquisa nos cursos de Graduação da Univille. 

Downloads

Publicado

2016-06-22

Edição

Seção

Artigos