Turismo e região nordeste brasileira: reconfiguração territorial litorânea da Colônia ao II PND.

Autores

  • Larissa da Silva Ferreira Alves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Eustógio Wanderley Correia Dantas Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n61p7

Resumo

 O presente estudo tem o objetivo de analisar a importância do turismo na reconfiguração territorial litorânea da região Nordeste (NE) brasileira. Enquanto procedimentos metodológicos fez-se necessário um levantamento histórico-bibliográfico da construção territorial do NE, a partir da análise das áreas economicamente dinâmicas da região, até a década de 1970 com o II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) de 1975-1979, enquanto instrumento político estratégico no fomento da atividade turística no Brasil e no NE. É notável a importância do turismo para a reformulação do imaginário negativo da referida região, bem como sua importância na ordenação territorial das capitais nordestinas e suas regiões metropolitanas, enquanto principais focos do desenvolvimento dessa atividade no nordeste brasileiro. 

Biografia do Autor

Larissa da Silva Ferreira Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará UFC (2013), Mestre em Geografia (2009), Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital (2009) e Graduada em Geografia - Licenciatura (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É Professora Adjunta II (D.E.) e Coordenadora do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN, Campus de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e ordenamento territorial, culturas de ordenamento territorial, turismo e políticas públicas.

Eustógio Wanderley Correia Dantas, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Geografia e Planejamento - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (2000). Exerce trabalhos de orientação na Pós-Graduação em Geografia, na qual trabalhou como coordenador de 2004 a 2008, e no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Trabalhou, em 2008, como Professor Visitante na Université de Paris IV - Sorbonne (Institut de Géographie). É editor da Revista MERCATOR (2004-atual), da Revista da ANPEGE (2003-2005 e 2010-atual) e da Coleção Estudos Geográficos da UFC (2009-atual). Atua na Comissão Editorial dos Cadernos das Metrópoles (IPPUR-UFRJ, 2011-atual) e no Conselho Científico de diversos periódicos na área da geografia e afins: Revista Franco-brasileira CONFINS, Revista GOT (Portugal), GEOUSP, Ateliê Geográfico, Vivência (2002-2011), Revista Eletrônica Caminhos da Geografia, Geotextos, etc. Atua na área de estudos multidisciplinares e Geografia, com ênfase na temática urbana: comércio, emprego informal, maritimidade e urbanização litorânea

Downloads

Publicado

2016-06-22

Edição

Seção

Artigos