Eutrofização dos recursos hídricos como ferramenta para a compreensão das doenças de vinculação hídrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n62p247

Resumo

 

O saneamento ambiental inadequado afeta diretamente a qualidade da água e da vida humana. O presente estudo avaliou o estado trófico das águas e as incidências de doenças de vinculação hídrica em bacias hidrográficas com diferentes graus de urbanização na região Norte da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. Foram utilizados o Índice Trófico (Index Trophic- TRIX) e as informações sobre a incidência de doenças de vinculação hídrica disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. No ano de 2014, foram diagnosticados 5.358 casos de diarreia e de gastroenterite na Unidade de Pronto Atendimento UPA Norte, localizada no bairro de Canasvieiras, bacia hidrográfica do rio Papaquara, onde as águas apresentam características eutróficas. A menor incidência de doenças esteve associada à melhor qualidade da água, o que ocorreu no Canal de Jurerê. A pesquisa permitiu alertar para as intervenções necessárias a serem realizadas tanto pelo serviço de abastecimento sanitário quanto pelo Poder Público, no atendimento aos padrões de qualidade da água.

Biografia do Autor

Aichely Rodrigues da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Geografia e Especialização em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é doutoranda em Geografia pela UFSC. Pesquisadora na área de Utilização e Conservação de Recursos Naturais, com a linha de pesquisa em Análise Ambiental. Tendo o enfoque de pesquisa em bacias hidrográficas, análise ambiental e processo de eutrofização.Tem experiência como professora na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, bacias hidrográficas e qualidade da água.

Alessandra Larissa D Oliveira Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Oceanografia Química e Geológica pela Universidade de São Paulo (2004). Professora Adjunta do Departamento de Geociência da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada aos Cursos de Graduação em Oceanografia e de Pós-Graduação em Geografia e Oceanografia e colaboradora no Mestrado Profissionalizante em Perícias Ambientais. Desenvolveu Pós-Doutorado na Louisiana State University, Wetland Biogeochemistry Laboratory (2014). Tem como linhas de pesquisa recursos hídricos e os processos biogeoquímicos na interface terra-mar, com enfoque na eutrofização e eventos anóxicos. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Material na Interface Continente-Oceano (INCT-TMCOcean). As atividades de extensão estão voltadas para a capacitação de professores da rede pública em educação ambiental marinho-costeira e para o empoderamento da comunidade local sobre a ecologia de ecossistemas costeiros.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Artigos