Eutrofização dos recursos hídricos como ferramenta para a compreensão das doenças de vinculação hídrica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n62p247

Resumen

 

O saneamento ambiental inadequado afeta diretamente a qualidade da água e da vida humana. O presente estudo avaliou o estado trófico das águas e as incidências de doenças de vinculação hídrica em bacias hidrográficas com diferentes graus de urbanização na região Norte da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. Foram utilizados o Índice Trófico (Index Trophic- TRIX) e as informações sobre a incidência de doenças de vinculação hídrica disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. No ano de 2014, foram diagnosticados 5.358 casos de diarreia e de gastroenterite na Unidade de Pronto Atendimento UPA Norte, localizada no bairro de Canasvieiras, bacia hidrográfica do rio Papaquara, onde as águas apresentam características eutróficas. A menor incidência de doenças esteve associada à melhor qualidade da água, o que ocorreu no Canal de Jurerê. A pesquisa permitiu alertar para as intervenções necessárias a serem realizadas tanto pelo serviço de abastecimento sanitário quanto pelo Poder Público, no atendimento aos padrões de qualidade da água.

Biografía del autor/a

Aichely Rodrigues da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Geografia e Especialização em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é doutoranda em Geografia pela UFSC. Pesquisadora na área de Utilização e Conservação de Recursos Naturais, com a linha de pesquisa em Análise Ambiental. Tendo o enfoque de pesquisa em bacias hidrográficas, análise ambiental e processo de eutrofização.Tem experiência como professora na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, bacias hidrográficas e qualidade da água.

Alessandra Larissa D Oliveira Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Oceanografia Química e Geológica pela Universidade de São Paulo (2004). Professora Adjunta do Departamento de Geociência da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada aos Cursos de Graduação em Oceanografia e de Pós-Graduação em Geografia e Oceanografia e colaboradora no Mestrado Profissionalizante em Perícias Ambientais. Desenvolveu Pós-Doutorado na Louisiana State University, Wetland Biogeochemistry Laboratory (2014). Tem como linhas de pesquisa recursos hídricos e os processos biogeoquímicos na interface terra-mar, com enfoque na eutrofização e eventos anóxicos. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Material na Interface Continente-Oceano (INCT-TMCOcean). As atividades de extensão estão voltadas para a capacitação de professores da rede pública em educação ambiental marinho-costeira e para o empoderamento da comunidade local sobre a ecologia de ecossistemas costeiros.

Publicado

2016-09-27

Número

Sección

Artigos