Construção e contiguidade territorial em terras distantes : os dekassegui

Autores

  • Anderson Akio Shishito Mestrando em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Unesp. Campus de Rio Claro (SP)
  • Jose Gilberto de Souza Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) do Instituto de Geociências e Ciências Exatas Unesp, Campus de Rio Claro (SP).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n62p299

Resumo

 

O artigo analisa o processo de construção territorial dos Dekassegui. A partir de uma análise dos diversos períodos dos processos migratórios apresenta-se a trajetória de conquista de direitos e como essa dinâmica se revela em processos de lutas e construção de uma identidade. Destaca ainda como o Estado tem um papel de mediação nas novas noções de direitos e deveres que foram incorporadas à vida cotidiana da comunidade dekassegui, consolidando aos poucos uma contiguidade territorial entre terras distintas, na medida em que a comunidade brasileira, na luta por uma integração na vida social e política japonesa e organizada por associações de brasileiros, em suas ações, constrói territórios e territorialidades, que extrapolam os limites das fábricas e as condições de consumo e ganham a dimensão de cidadania.

Biografia do Autor

Anderson Akio Shishito, Mestrando em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Unesp. Campus de Rio Claro (SP)

Mestrando em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Unesp. Campus de Rio Claro (SP)

Jose Gilberto de Souza, Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) do Instituto de Geociências e Ciências Exatas Unesp, Campus de Rio Claro (SP).

Doutor em Geografia Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Geografia Unesp. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. C. Rio Claro.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Artigos