Qualidade ambiental e promoção de saúde: o que determina a realização de atividades físicas em parques urbanos?

Autores

  • Alba Regina Azevedo Arana Unoeste- Universidade do Oeste Paulista
  • Fernanda Berguerand Xavier UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n63p179

Resumo

 

Evidências encontradas em estudos recentes indicam que a oferta de parques urbanos está associada a benefícios na saúde da população local. Um mecanismo proposto para essa questão é que os parques influenciam positivamente a auto percepção de saúde do indivíduo e incentiva a prática de atividades físicas. No entanto, estudos que exploram essa associação têm produzido resultados mistos. O objetivo deste estudo, portanto, foi revisar evidências documentadas no Brasil e no mundo que associam parques urbanos como fator de qualidade ambiental com o nível de atividade física da população, e propor a seguinte reflexão: em que extensão os parques compreendem uma chave para a redução do sedentarismo e quais as características determinantes desses locais que atuam como promotoras de saúde através da prática de atividades físicas? Concluiu-se que os parques urbanos trazem benefícios à saúde, mas não garantem por si sós o aumento do nível de atividade física. Muitos outros fatores facilitam ou impedem a utilização dos parques de maneira ativa. Pesquisas nacionais que exploram o tema são extremamente escassas e precisam ser incentivadas no para que haja maior clareza a respeito desse importante papel dos parques urbanos no Brasil.

Biografia do Autor

Alba Regina Azevedo Arana, Unoeste- Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Diretora da FACLEPP- Faculdade de Artes,Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente- UNOESTE e Coordenadora do Programa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional- MMADRE UNOESTE

Fernanda Berguerand Xavier, UNOESTE

Graduada no curso de Educação Física pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Presidente Prudente/SP. Pós graduada em Saúde Pública pela AVM faculdade integrada. Atual mestranda e bolsista da CAPES no Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - em Presidente Prudente/SP.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Edição

Seção

Artigos