O uso de parâmetros morfométricos como potencial indicador a ocorrência de corridas de detritos no litoral norte de São Paulo

Autores

  • Tulius Dias Nery Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n63p201

Resumo

 

O objetivo deste trabalho foi avaliar o papel dos parâmetros morfométricos associado com as variáveis de precipitação e concentração de sólidos, como indicador do potencial de geração de corridas de detritos em escala de sub-bacias na Serra do Mar, no Litoral Norte do estado de São Paulo. A aplicação de diferentes valores de precipitação (mm/h) e concentração de sólidos (30% e 50%) resultou no aumento de 60% no volume de sedimento em função do acréscimo da intensidade de precipitação. Em relação a concentração de sólidos, o aumento foi de 71%. Acredita-se que este trabalho possa auxiliar no planejamento destas sub-bacias e servir como indicador de possíveis ações mitigadoras, minimizando os danos que possam ocorrer próximas ou nas áreas inseridas dentros destas localidades.

 

Biografia do Autor

Tulius Dias Nery, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

Possui Bacharelado e Licenciatura pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Mestrado e Doutorado em Geografia, pelo Departamento de Geografia Física da Universidade de São Paulo. Atuou em projetos de diagnósticos arqueológicos, ambientais e sociais. Desenvolve pesquisas a cerca de processos geodinâmicos. Membro do Grupo de Estudos de Processos Morfodinâmicos: Modelagem e Monitoramento associados a movimentos de massa. Atualmente é Analista Operacional em Geociências atuando na área de sistemas de alerta. Paralelo a atividade de monitoramento colabora em projetos de investigação e instrumentação geológica-geotécnica no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Downloads

Publicado

2017-07-06

Edição

Seção

Artigos