O uso de parâmetros morfométricos como potencial indicador a ocorrência de corridas de detritos no litoral norte de São Paulo

Autores/as

  • Tulius Dias Nery Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n63p201

Resumen

 

O objetivo deste trabalho foi avaliar o papel dos parâmetros morfométricos associado com as variáveis de precipitação e concentração de sólidos, como indicador do potencial de geração de corridas de detritos em escala de sub-bacias na Serra do Mar, no Litoral Norte do estado de São Paulo. A aplicação de diferentes valores de precipitação (mm/h) e concentração de sólidos (30% e 50%) resultou no aumento de 60% no volume de sedimento em função do acréscimo da intensidade de precipitação. Em relação a concentração de sólidos, o aumento foi de 71%. Acredita-se que este trabalho possa auxiliar no planejamento destas sub-bacias e servir como indicador de possíveis ações mitigadoras, minimizando os danos que possam ocorrer próximas ou nas áreas inseridas dentros destas localidades.

 

Biografía del autor/a

Tulius Dias Nery, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

Possui Bacharelado e Licenciatura pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Mestrado e Doutorado em Geografia, pelo Departamento de Geografia Física da Universidade de São Paulo. Atuou em projetos de diagnósticos arqueológicos, ambientais e sociais. Desenvolve pesquisas a cerca de processos geodinâmicos. Membro do Grupo de Estudos de Processos Morfodinâmicos: Modelagem e Monitoramento associados a movimentos de massa. Atualmente é Analista Operacional em Geociências atuando na área de sistemas de alerta. Paralelo a atividade de monitoramento colabora em projetos de investigação e instrumentação geológica-geotécnica no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Publicado

2017-07-06

Número

Sección

Artigos