Formas, funções, estruturas e processos do espaço industrial em Piracicaba (SP): complexo canavieiro, distritos industriais e parque automotivo

Autores

  • Saulo Teruo Takami Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Programa de Pós-Graduação em Geografia.
  • Auro Aparecido Mendes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Programa de Pós-Graduação em Geografia.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n64p137

Resumo

O desenvolvimento econômico de Piracicaba foi marcado por duas atividades: a cultura da cana e a fabricação do açúcar, ambas, constituíram a base da industrialização local. A atividade fabril teve relevância graças à produção de equipamentos para as usinas açucareiras e para as destilarias de álcool e aguardente, fazendo com que os ramos “metalúrgica” e “mecânica” se desenvolvessem. Os gêneros citados, as políticas públicas e privadas para instalação de fábricas e a entrada do capital estrangeiro através das multinacionais ganham destaque com a implantação de distritos industriais e evidenciam novas formas, funções e processos em curso no município pesquisado. Se no passado, Piracicaba era conhecida pela cultura canavieira, atualmente, ocorre uma diversificação das atividades econômicas com a instalação de novos ramos fabris, de serviços e comércio nos distritos industriais e, mais recentemente, com a instalação de um parque automotivo.

Biografia do Autor

Saulo Teruo Takami, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Programa de Pós-Graduação em Geografia.

 

Doutorando do Curso de Pós-Graduação em Geografia-IGCE-UNESP-Rio Claro (SP).

Auro Aparecido Mendes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Pós-Doutorado junto ao Departamento de Geografia - Universidade de São Paulo (USP) em 2007. Livre-Docência em 2007 (UNESP-Rio Claro). Pós-Doutorado junto ao Departamento de Geografia - Universidade de Lisboa (Portugal) em 2008. Pós- Doutorado junto ao Departamento de Geografia - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2011. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro. Desenvolve pesquisas em Geografia Econômica e Geografia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Reestruturações Produtivas, Brownfields, Arranjos Produtivos Locais, Dinâmica Locacional das Indústrias, Condomínios Industriais e Empresariais, Incubadoras de Empresas, Polos Tecnológicos, Geografia dos Serviços, Geografia da Inovação e Economia Solidária. Atualmente, é Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas do CEAPLA- Centro de Análise e Planejamento Ambiental-UNESP-Rio Claro.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Edição

Seção

Artigos