Os centros educativos familiares de formação em alternância nas reflexões sobre desenvolvimento: o estado da arte da produção acadêmica brasileira

Autores

  • Wagner da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cicilian Luiza Löwen Sahr Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n64p193

Resumo

A Pedagogia da Alternância surgiu na França no início do século XX como uma resposta à necessidade dos jovens agricultores estudarem e auxiliarem seus pais ao mesmo tempo. No Brasil, a implantação de Centros Educativos Familiares de Formação em Alternância (CEFFA) ocorreu a partir da década de 1960. Analisa-se aqui a produção científica acerca da aplicação da Pedagogia da Alternância em instituições brasileiras. Foram realizadas buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para o período de 1977-2014. O foco maior de análise foi a produção que alia a Pedagogia da Alternância à discussão de Desenvolvimento rural e local/regional. Observou-se a tendência recente desta produção se desenvolver a partir de Programas de Pós-Graduação de Universidades Regionais.

 

Biografia do Autor

Wagner da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Geografia pela UEPG.

Cicilian Luiza Löwen Sahr, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UEPG e UFPR.

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Publicado

2017-09-18

Edição

Seção

Artigos