Análise do Aeroporto Internacional de Viracopos como indutor do desenvolvimento regional

Autores

  • Josmar Cappa PUC Campinas
  • José Henrique Bassi Souza Sperancini Universidade Federal do ABC
  • Amanda Ferri Cunha da Universidade Federal do ABC.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n64p31

Resumo

Este artigo analisa o Aeroporto Internacional de Viracopos como indutor do desenvolvimento regional entre 2010 e 2015. Recuperou-se o debate teórico sobre a dinâmica da economia contemporânea para compreender o papel dos grandes aeroportos como infraestrutura de logística integrada. O estudo apontou investimentos de elevado valor agregado e ações isoladas de prefeitos da região em função da proximidade com Viracopos. O trabalho conclui que é necessário instituir uma visão sistêmica do transporte como atividade econômica que agrega valor às mercadorias, um Plano de Desenvolvimento Metropolitano para coordenar os fluxos de transportes e uma política de gestão aeroportuária em Campinas para integrar as ações do município ao processo de ampliação de Viracopos.

Biografia do Autor

Josmar Cappa, PUC Campinas

Pós Doutor pelo Instituto de Geociências e Doutor em Economia ambos pela Unicamp. Professor e Pesquisador junto ao Centro de Economia e Administração da PUC Campinas.

José Henrique Bassi Souza Sperancini, Universidade Federal do ABC

Doutor em Economia pela Unicamp.  Professor e Pesquisador no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais (CECS) da Universidade Federal do ABC

Amanda Ferri Cunha, da Universidade Federal do ABC.

Engenheira de Gestão e Inovação e Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da Universidade Federal do ABC.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Edição

Seção

Artigos